quinta-feira, 9 de abril de 2009

Questões: Direito Empresarial, Exame 2.007/III Unificado Cespe

QUESTÃO 96
Renato e Flávio eram sócios da pessoa jurídica X Comércio de Alimentos Ltda. Flávio era casado sob o regime de comunhão universal de bens e Renato era viúvo. Em julho de 2007, Renato faleceu em virtude de acidente automobilístico, deixando como único herdeiro seu filho de quatorze anos, o qual ficou sob a tutela de seu tio João.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) Se, durante a fase de liquidação, Flávio optar pela dissolução da sociedade, na alienação de bens imóveis integrantes do patrimônio da empresa, será necessária a outorga de sua esposa.
b) Se João não puder exercer atividade de empresário, para que o filho de Renato possa continuar a empresa, deve-se nomear, com a aprovação judicial, um ou mais gerentes, ficando João isento da responsabilidade pelos atos do gerente nomeado.
c) O filho de Renato, representado por João, com a concordância do sócio remanescente, poderá continuar a empresa, sendo desnecessária autorização judicial se essa hipótese de sucessão estiver prevista no contrato social.
d) Os bens particulares, estranhos ao acervo da empresa, que o filho de Renato já possuía ao tempo da sucessão não responderão por dívidas da sociedade.

QUESTÃO 97
Paulo e Vinícius, únicos sócios da Ômega Comércio de Roupas Ltda., decidiram ceder integralmente suas cotas sociais e, também, alienar o estabelecimento empresarial da sociedade para Roberto e Ana. Ômega Comércio de Roupas Ltda. Havia celebrado contrato de franquia com conhecida empresa fabricante de roupas e artigos esportivos.
Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
a) O franqueador não poderá rescindir o contrato de franquia com a Ômega Comércio de Roupas Ltda. com base na transferência do estabelecimento.
b) Os alienantes do estabelecimento empresarial da Ômega Comércio de Roupas Ltda. não poderão fazer concorrência aos adquirentes nos cinco anos subseqüentes à transferência, salvo se houver autorização expressa para tanto.
c) A eficácia da alienação do estabelecimento empresarial dependerá sempre do consentimento expresso de todos os credores.
d) O adquirente não responderá por qualquer débito anterior à transferência do estabelecimento empresarial.

QUESTÃO 98
As sociedades anônimas
a) são sociedades de capitais, sendo irrelevantes as características pessoais de seus acionistas.
b) devem ser constituídas por, no mínimo, sete acionistas.
c) podem ser simples ou empresárias, conforme o objeto social.
d) estão proibidas por lei de receberem nome de pessoa física em sua denominação.

QUESTÃO 99
Considerando-se que Paula tenha endossado a Luana um cheque de terceiro no valor de R$ 500,00, é correto afirmar que
a) o endosso transfere a Luana a posse, não a propriedade do título de crédito.
b) o endosso de Paula será nulo de pleno direito se a obrigação consubstanciada no cheque já estiver vencida.
c) Paula, por ter endossado o cheque, responde pela solvência do devedor principal, no valor de R$ 500,00.
d) o endosso produz os mesmos efeitos jurídicos de uma cessão de créditos.

QUESTÃO 100
Os sócios da MN Serviços Ltda., pessoa jurídica que atua no ramo de prestação de serviços de limpeza e conservação, visando superar situação de crise econômico-financeira, deliberaram pela recuperação judicial da referida pessoa jurídica.
Considerando a situação apresentada e as normas relativas à recuperação judicial das sociedades empresárias, assinale a opção correta.
a) A petição inicial da MN Serviços Ltda. deve ser instruída com as demonstrações contábeis relativas aos cinco últimos exercícios sociais.
b) No ato em que for deferido o processamento da recuperação judicial da MN Serviços Ltda., deve ser nomeado administrador judicial, que pode ser pessoa física ou jurídica.
c) Para que a MN Serviços Ltda. possa requerer a recuperação judicial, é necessário que ela, no momento do pedido, esteja exercendo regularmente suas atividades há mais de cinco anos.
d) Apenas os créditos vencidos do devedor, existentes na data do pedido, estarão sujeitos à recuperação judicial.

Gabarito:
96 - D
97 - B
98 - A
99 - C
100 - B

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário