sexta-feira, 10 de abril de 2009

Questões: Magistratura de SC, Conhecimento Gerais, 2.006/II, Execução TJ/SC

1. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) As novas regras que põem fim à verticalização nas coligações partidárias não poderão ser aplicadas às eleições de 2006, segundo definiu o Supremo Tribunal Federal.
b) Segundo o Supremo Tribunal Federal, as minorias parlamentares do Senado não têm direito de instaurar CPIs.
c) O Supremo Tribunal Federal, em sessão histórica, assentou que os servidores inativos também devem contribuir para a Previdência.
d) Consoante decidiu o Supremo Tribunal Federal o estado federado não pode proibir o cultivo, a manipulação ou a industrialização de transgênicos em seu território.
e) O Conselho Nacional de Justiça editou resolução, recentemente, proibindo a prática de nepotismo no Poder Judiciário, fazendo valer os princípios da impessoalidade e da moralidade, previstos na Constituição.

2. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta.
No final de 2005, após dois anos, encerrou-se o mandato brasileiro no Conselho de Segurança da ONU. Tal conselho é órgão com poder para autorizar ações internacionais, e é composto por quinze países, sendo que cinco deles são considerados membros permanentes. Entre os países listados abaixo, assinale qual deles não faz parte do Conselho de Segurança da ONU na condição de membro permanente:
a) França.
b) Alemanha.
c) Rússia.
d) Estados Unidos.
e) China.

3. Quando os assuntos são terrorismo e democracia ameaçada, podemos afirmar corretamente o seguinte:
a) As generalizações em torno de “bem” e “mal”, usada por fundamentalistas orientais e ocidentais, têm criado o risco de perda dos direitos humanos conquistados após a Segunda Guerra Mundial.
b) A expressão banalidade do mal usada por Hannah Arendt leva a conclusão de que o mal cometido pode aparecer como se fosse banal. Trata-se, no caso do nazismo, de cumprimento de ordens por funcionários dedicados, em total submissão a valores externos e não-questionados. Quanto menos críticos os indivíduos mais se sujeitam a regras que não conhecem.
c) O Oriente é visto pelos radicais de cá como o “Eixo do Mal”, enquanto os de lá classificam os EUA como o “Grande Satã”.
d) Fundamentalistas religiosos fazem parte de grupos radicais de todas as religiões que objetivam impor a qualquer custo sua verdade a outros.
e) Todas as alternativas estão corretas.

4. Assinale a alternativa correta:
a) Neste ano de 2006 comemora-se o sesquicentenário de nascimento do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.
b) O mais novo Estado a ser admitido na ONU é a Sérvia e Montenegro.
c) No Brasil, atualmente, documentos eletrônicos criptografados ainda não têm valor jurídico.
d) O grupo Hamas venceu recentes eleições parlamentares palestinas.
e) A recente nacionalização do petróleo pela Bolívia, seguiu modelo já adotado pelo Chile e pela Venezuela.

5. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A hanseníase, mal que atualmente atinge cerca de 80 mil brasileiros e coloca o Brasil na vergonhosa posição de segundo colocado em número absoluto de pacientes – perdendo tão-somente para a Índia que possui uma população cinco vezes maior que a nossa –, no ano passado, atingiu mais 38 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.
b) O nacionalismo do presidente da Bolívia, Evo Morales, fez com que no feriado de 1o de maio de 2006, sem aviso prévio diplomático, fosse o campo de produção de gás da Petrobrás de San Alberto, no sul daquele país, invadido e cercado por forças militares armadas, dando início à nacionalização do setor de hidrocarburetos – gás e petróleo.
c) Após a morte do líder religioso do Irã em 1989, aiatolá Ruhollah Khomeini, assumiu em seu lugar o presidente Mahmoud Ahmadinejad que com seu perfil discreto e pragmatismo político vem sendo apontado como o representante maior da política iraniana para encontrar uma solução ao impasse nuclear com os EUA.
d) A política adotada pelo presidente da Venezuela Hugo Chávez, tem causado preocupação às autoridades, especialmente porque recentemente a Venezuela adquiriu várias e modernas armas, dentre elas fuzis russos AK 103, submarinos, veículos blindados e caças supersônicos, provocando desequilíbrio de forças em seu favor, combinado com recentes intervenções políticas em países vizinhos.
e) Brasil, em 30 de março de 2006, contribuiu para o lançamento de seu primeiro astronauta ao espaço, tenente-coronel da Força Aérea Brasileira Marcos César Pontes.

6. Assinale a alternativa correta:
a) A duplicação da BR-101, mais importante rodovia federal que corta o território catarinense, foi iniciada e totalmente concluída no trecho que vai do município de Palhoça até Garuva, na divisa com o Estado do Paraná, ao Norte, quando Itamar Franco foi Presidente da República.
b) Comemorou-se festivamente, a 5 de janeiro de 2005, o aniversário dos 500 anos de fundação da cidade de São Francisco do Sul, a mais antiga de Santa Catarina.
c) A Novembrada é episódio assim cognominado a manifestação popular e estudantil coordenada pelo DCE em 1979, na Praça XV de Novembro e adjacências, quando da vinda do Gen. João Batista de Figueiredo, então Presidente da República, a esta Capital para participar de solenidades oficiais, como a criação de placa de homenagem a Floriano Peixoto e a liberação de recursos para a criação de usina siderúrgica. Na ocasião registraram-se agressões a membros da comitiva presidencial, destacando-se um tapaço na região auricular do Ministro das Minas e Energia, Cesar Cals; a prisão de sete estudantes, enquadrados na lei de segurança nacional e a apreensão do material de filmagem da TV Cultura.
d) Os três últimos Presidentes do Tribunal de Justiça que exerceram interinamente o cargo de Governador do Estado foram os Des. João Martins, Jorge Mussi e Pedro Manoel Abreu.
e) O Desembargador João Martins exerceu tal cargo, durante seu mandato, em duas ocasiões, a última das quais por 1 (um) mês e 15 (quinze) dias.

7. Assinale, dentre as proposições abaixo, a correta:
I. O município de Içara é o maior produtor de mel do Brasil.
II. O município de Seara, localizado na região oeste do Estado de Santa Catarina, também é conhecido como a “Capital Brasileira do Chester”.
III. O município de Videira é o maior produtor de uvas do Estado de Santa Catarina.
IV. O município de São Martinho é considerado pelo Vaticano a Capital Mundial das Vocações Sacerdotais, pelo grande número de padres que gerou.
V. Brusque foi a primeira cidade da América do Sul a ter um plebiscito computadorizado.
a) Apenas as proposições I, II e III estão corretas.
b) Apenas as proposições I, III e V estão corretas.
c) Apenas a proposição IV está incorreta.
d) Todas as proposições estão corretas.
e) Apenas as proposições I e IV estão corretas.

8. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao Estado de Santa Catarina:
a) Seus Portos mais importantes são o de Itajaí, São Francisco do Sul e Imbituba.
b) Seu ponto culminante é o Morro do Cambirela, com 2.021 m. de altura.
c) A estrada do “Rio do Rastro” é uma das ligações do Litoral com o Planalto.
d) O Vale do Rio do Peixe congrega os municípios do médio oeste catarinense.
e) Limita-se ao Leste com o Oceano Atlântico.

9. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O rio Peperi-Guaçu situa-se na linha da fronteira do Estado com a Argentina.
b) O pólo agro-industrial catarinense localiza-se entre o Vale do Rio do Peixe e o Extremo Oeste.
c) Treze Tílias ostenta forte herança cultural tirolesa.
d) Os morros da Boa Vista e da Igreja são os mais altos de Santa Catarina.
e) Santa Catarina abriga quatro importantes portos marítimos, quais sejam, de São Francisco do Sul; de Itajaí; de Araranguá e de Imbituba.

10. Assinale a alternativa correta:
a) O maior município catarinense em extensão territorial é Joinville, seguido de Lages, sendo os menores Campo Belo do Sul e Abelardo Luz.
b) A pecuária bovina de extensão caracteriza a economia da região Oeste, em que também é forte a indústria metal-mecânica, principalmente em São Miguel do Oeste, Chapecó e Rio do Oeste.
c) O rio Itajaí-Açu, um dos mais importantes do estado, é formado a partir da junção dos rios Itajaí e Itajaí Mirim.
d) No Planalto Norte está a mais antiga colônia nipônica de Santa Catarina.
e) O Sul catarinense conta com um subsolo rico com destaque para a produção de carvão mineral em Criciúma, e as águas termais em Tubarão e Gravatal.

11. Leia e, ao final, responda.
I. Em Caçador, na estação ferroviária, está localizado o epicentro da revolução brasileira mais sangrenta, conhecida como Guerra do Contestado, na mesma cidade sendo conservado o principal acervo do conflito no Museu Histórico e Antropológico do Contestado.
II. Curitibanos foi palco do teatro de guerra em 3 episódios históricos: a Revolução Farroupilha (1835-45); a Revolução Federalista (1893-95) e a Guerra do Contestado (1912-16).
III. A capital de Santa Catarina, inicialmente conhecida como Desterro, passou, antes da Proclamação da República, em 1888, por projeto apresentado por Virgílio Várzea, a chamar-se Ondina, mas por pouco tempo, porque logo após a vitória contra os federalistas e a Armada Revoltosa, em 17 de maio de 1894, por proposta do desembargador Genuíno Firmino Vidal Capistrano, apresentada no Teatro Santa Izabel e aprovada em 10 de setembro daquele ano, passou a chamar-se Florianópolis.
IV. A capitania de Santa Catarina foi criada em 1739, tendo como seu primeiro governador o brigadeiro José da Silva Paes, com jurisdição em todo o litoral, desde São Francisco até Laguna.
V. Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, considerado a Casa da Memória Catarinense e mais antiga instituição científica e cultural de caráter civil no Estado, foi fundado por José Boiteux em 1996, então Secretário da Justiça do Governador Hercílio Luz, mesmo ano em que seu irmão, o capitão da marinha Henrique Boiteux, elaborou e expôs a público os estudos sobre as armas e a bandeira do Estado.
Estão corretas:
a) Somente as proposições I, II e III.
b) Somente as proposições III, IV e V.
c) Somente as proposições I e V.
d) Somente as proposições I, II, IV e V.
e) As proposições I, II, III, IV e V.

12. Em 31 de março de 1964, quando irrompeu a Revolução chefiada pelos principais Líderes Militares, que depôs o Presidente João Goulart, era Governador do Estado:
a) Antônio Carlos Konder Reis.
b) Colombo Machado Salles.
c) Jorge Konder Bornhausen.
d) Ivo Silveira.
e) Pedro Ivo Figueiredo de Campos.

13. Em relação à guerra do Contestado é correto afirmar:
I. Contestado foi o nome dado à região disputada por Paraná e Santa Catarina, situada entre os rios Negro, Iguaçu, Uruguai e a fronteira da Argentina.
II. Em 1904, o Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa às pretensões de Santa Catarina sobre a área de litígio, pondo fim a disputa territorial.
III. Este conflito opôs, de um lado, as forças do governo federal e dos Estados do Paraná e de Santa Catarina e, de outro, milhares de camponeses.
IV. A questão de limites entre Paraná e Santa Catarina tem início com a construção de um trecho da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande; pela companhia Brazil Railway S.A.
V. Em 20/10/1916, o Presidente da República, juntamente com os governadores, de Santa Catarina e Paraná, assinaram o Acordo de Limites, pondo fim ao litígio territorial.
Estão corretas:
a) Apenas as proposições II, IV e V estão corretas.
b) Apenas as proposições I, III e V estão corretas.
c) Apenas as proposições III e IV estão corretas.
d) Apenas as proposições I, II, e IV estão corretas.
e) Apenas as proposições I, II, III e V estão corretas.

14. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Após a queda da monarquia, Deodoro da Fonseca nomeou o primeiro governador do Estado, Lauro Severiano Müller, que era natural de Itajaí.
b) A Fortaleza de Santo Antônio, construída em 1749 para evitar invasões estrangeiras, foi totalmente restaurada e está localizada na Praia do Forte em Florianópolis.
c) Vitor Meirelles de Lima, nascido em Desterro, no ano de 1832, e que viveu momentos de glória e esquecimento ao longo de sua vida, executou fora do Brasil sua obra mais conhecida: a Primeira Missa, tendo pintado mais tarde as obras históricas, O Combate Naval do Riachuelo e Passagem de Humaitá.
d) Resolvidas as questões de limites em 1916, no ano de 1917 o Estado de Santa Catarina criou os municípios de Chapecó, Joaçaba, Porto União e Mafra, cujo movimento migratório era de descendentes italianos, alemães e poloneses que haviam emigrado principalmente para o Rio Grande do Sul.
e) O Brigadeiro José da Silva Paes, governador da Ilha de Santa Catarina, foi um dos responsáveis maiores pela vinda dos imigrantes açoreo-madeirenses ao litoral de Santa Catarina.

15. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Lagoa do Peri, maior lagoa de Florianópolis, com área aproximada de 5,2 Km², possui água doce utilizada para abastecimento de algumas regiões do Município.
b) Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina e que totaliza aproximadamente 436,5 Km², sendo 424,4 Km² na Ilha e 12,1 Km² na parte continental, firmou-se como grande pólo turístico estadual e nacional, guardando até hoje, em bairros como Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, marcas da colonização açoriana.
c) O Município de Nova Trento caracteriza-se por ser a segunda maior Estância Turístico Religiosa do Brasil, possuindo dois santuários: o Santuário de Santa Paulina e o de Nossa Senhora do Bom Socorro.
d) O milho, principal produto agrícola de Santa Catarina, cultivado no planalto basáltico, assegura ração adequada para a criação de suínos que, por sua vez, experimenta grande progresso em razão do desenvolvimento dos frigoríficos especializados no processamento da carne.
e) A pesca em Santa Catarina, principalmente a praticada em moldes artesanais, desempenha importante papel na economia do Estado e se desenvolve sobretudo nos municípios de Florianópolis, Navegantes e Itajaí.

16. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) As maiores plantações catarinenses de maçã situam-se em São Joaquim e Fraiburgo.
b) Nas cidades de Criciúma, Içara, Siderópolis, Lauro Müller e Urussanga há exploração mineral de carvão.
c) A Marejada celebra tradições portuguesas e é realizada no mês de outubro na cidade de Itajaí.
d) Na estrutura fundiária de Santa Catarina predominam os minifúndios e pequenas propriedades.
e) A indústria têxtil e do vestuário em Santa Catarina está concentrada na região norte catarinense.

17. O desterrense advogado do estado de Santa Catarina na célebre disputa com o estado do Paraná sobre os limites entre ambos os estados e que chegou a ser Ministro da Justiça ao tempo do Império foi:
a) José Ferreira de Mello.
b) Felipe Schmidt.
c) Manoel da Silva Mafra, o Conselheiro Mafra.
d) Feliciano Nunes Pires.
e) Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay.

18. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Curitibanos, embora seja o maior produtor de alho do Estado, não é considerada a Capital catarinense do produto.
b) Ituporanga é cognominada a Capital Nacional da Cebola.
c) Massaranduba e Corupá são os maiores produtores de arroz e banana de Santa Catarina.
d) Florianópolis destaca-se na maricultura como o maior produtor nacional de ostras.
e) São Bento do Sul é o maior polo moveleiro do Estado.

19. Assinale a alternativa correta.
a) O livro de estréia de Cruz e Souza foi publicado integralmente no semanário O Moleque.
b) Cruz e Souza foi redator chefe do semanário O Moleque por seis meses, tendo neste cargo sofrido grande isolamento por questões preconceituosas na cidade de Nossa Senhora do Desterro.
c) Cruz e Souza redigiu o semanário O Moleque por um ano e nesta função não foi convidado para os principais eventos políticos e sociais em razão de suas idéias abolicionistas.
d) Cruz e Souza convidou para colaborar no semanário O Moleque os escritores Altino Flores e Othon Gama d’Eça.
e) Cruz e Souza, na cidade de Nossa Senhora do Desterro foi muito respeitado e considerado como redator do semanário O Moleque, sendo amigo do Governador Jorge Lacerda, a quem dedicou uma poesia in memorian em seu álbum.

20. Sobre “Salim Miguel”, um dos nomes mais notáveis da literatura do nosso Estado, assinale a única alternativa INCORRETA:
a) “Velhice e Outros Contos”, reeditado em 2004, foi sua obra de estréia, em 1951.
b) Seu livro “Nur na Escuridão”, editado em 1999, foi laureado pela Academia Paulista de Críticos de Artes (APCA) como o melhor romance do ano.
c) Casado com Eglê Malheiros, escritora, também, de renome, foi um dos Líderes do Movimento Modernista em nosso Estado.
d) Em 2002, recebeu o Troféu Juca Pato, da União Brasileira de Escritores e da “Folha de São Paulo”, como o Intelectual do Ano.
e) Ilhéu, de nascimento, nascido em 1924, escreveu, entre outras obras, o romance “Mare Nostrum”, editado em 2004, tendo o mar de Florianópolis como protagonista marcante.

Gabarito:
1 - B
2 - B
3 - E
4 - D
5 - C
6 - C
7 - E
8 - B
9 - E
10 - E
11 - ANULADA
12 - D
13 - B
14 - B
15 - A
16 - E
17 - C
18 - A
19 - B
20 - E

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário