segunda-feira, 20 de abril de 2009

Segunda fase - Exame da OAB

Pessoal, navegando pelo Blog Exame de Ordem, do Dr. Maurício, achei esse texto interessante. Este blog é bastante respeitado e pra quem está em dúvida sobre o que fazer na prova prática, fica aí uma dica valiosa.

Qual área escolher para a segunda fase?


Não é raro que muitos candidatos fiquem em dúvida quanto à disciplina mais adequada para se enfrentar na 2ª fase do exame de ordem. Esta dúvida pode ter três origens:

1 - O candidato, que já reprovou outras vezes no exame de ordem, vem optando por uma mesma disciplina na segunda fase e não tem obtido sucesso, fazendo-o mudar de idéia quanto a sua área;

2 - O candidato vai fazer o exame de ordem pela primeira vez e não sabe o que escolher;

3 - O candidato julga-se bom em duas disciplinas distintas mas está em dúvida sobre qual delas optar.

Quanto à primeira hipótese, parece-me claro que seria totalmente imprudente trocar uma disciplina por outra exatamente agora, pois faltam aproximadamente uns dois meses para a segunda fase. É um lapso de tempo muito curto para optar por uma outra área, pois não só o direito processual daquela disciplina tem de ser apreendido, assim como seu direito substantivo. Logo, o ideal é buscar de todas as formas se aprofundar melhor na sua área de preferência para enfrentar o próximo exame, ou, efetivamente trocar de área, mas visando o 2º exame de ordem de 2009. Estudar exige planejamento. Se aparentemente a sua área-fim parece-lhe insuperável, estruturar um planejamento com um prazo maior pode ser a solução mais adequada.

No segundo caso, o candidato novato, que não tem em especial nenhuma afinidade com uma área específica do direito, pode se sentir tentado a "seguir a maré" e optar pela área mais badalada hoje no exame de ordem: o direito do trabalho. No entanto, essa pode não ser uma escolha sábia.

Tendo como parâmetro o último exame de ordem, pode-se afirmar que a prova mais complicada é a de direito penal - só recomendável para quem realmente gosta deste direito e já teve alguma experiência na área.

Processualmente falando, o direito do trabalho é o mais simples. Até agora o Cespe, no exame unificado, só cobrou duas peças - reclamação trabalhista e contestação. No entanto, tanto na peça prática como nas questões, a prova trabalhista tem sido elaborada de forma a confundir os candidatos, com questões "cinzentas", em que a aplicação do direito no caso em concreto não é algo tão óbvio para quem conhece direito do trabalho. A questão do dano moral na peça prática foi assim, assim como na questão da prescrição intercorrente e a questão do adicional de insalubridade. O direito do trabalho é não exatamente uma opção óbvia em termos de menor complexidade na segunda fase - isso pode ser uma percepção errônea.

O direito tributário, assim como o penal, demanda que o candidato tenha alguma vivência na área. Processualmente falando, na opinião de quem já fez, não é tão difícil, mas sem dúvida demanda um bom conhecimento do direito material. Logo, não é uma opção recomendável para que está em dúvida.

Os direitos constitucional e administrativo compartilham um certo desprezo por parte dos candidatos - são poucos os que se aventuram nessa área. Obviamente decorre da especificidade das matérias, nem tanto pela questão processual, mas sim porque é difícil vermos bacharéis com prática real nesse campo.

Sobrou o direito civil - a mãe de todos. Em termos processuais, é o mais abrangente, o que assusta bastante, mas tem demonstrado uma peculiaridade interessante: todas as respostas estão no código civil. No último exame todas as respostas estavam estampadas em algum dispositivo do Código Civil, o que restringe bastante o universo de pesquisa do candidato, ajudando-o na hora de responder a prova. Não, é naturalmente, uma escolha óbvia, mas presume-se que qualquer bacharel tenha tido uma maior vivência com o direito civil ao longo do curso.

No terceiro e último caso, a solução é bem simples. Resolva as três últimas provas das duas áreas de sua preferência, fazendo-o de forma simulada. Na área em que você obtiver um desempenho melhor, será, naturalmente, a sua opção.

No mais, o método geral de escolha da área de concentração para a segunda fase é igual ao terceiro caso: resolva antes as provas anteriores, mensure seu desempenho, e faça uma escolha racioonal, sem achismos ou suposições. Se você for perguntar para vários colegas qual é a melhor área, certamente escutará toda sorte de respostas, sob os mais variados argumentos. Fuja disso! Procure avaliar na prática qual é a melhor opção antes de escolher sua área. Ainda dá tempo!!

1 Comentários. Comente já!:

Rick Sardella disse...

Já adicionei seu banner. Aguardo a reciprocidade. Forte abraço!

Postar um comentário