terça-feira, 15 de setembro de 2009

Minhas impressões sobre a prova

Pessoal,
Passada a prova do ultimo dia 13, vou fazer algumas considerações sobre o Exame 2.009/2, que são apenas as minhas impressões pessoais sobre a prova:

1 - Publiquei o caderno de prova no domingo, e uma primeira visão sobre a prova, na minha humilde opinião, é que ela foi desproporcional em termos de dificuldade. As questões do Estatuto estavam tranqüilas, bastando uma boa lida na lei. Constitucional estava bem acima da média, bem mais complicada. O resto apresentou questões entre o que se considera razoável e o que se pode chamar de difícil, mas nada que se possa considerar desesperador.

2 - Claro, olhando a prova em casa jogado no sofazão, ela fica bem mais fácil... O nervosismo da hora faz a gente deixar de ler os "não", "nunca", "sempre", "deverá", "poderá" e interpretar com sentido completamente oposto. Controlar a ansiedade é a parte mais importante da prova, pois em apenas 5 horas você pode perder meses de estudo. Sad but true...

3 - Ainda sobre a tranqüilidade, não posso deixar de citar um fato que ocorreu dentro de uma das salas de aula daqui de onde acompanhei a prova. O pessoal da Cespe orientou os alunos a remover a bateria dos celulares e guardá-los no envelope plástico fornecido. Depois de iniciada a prova, um candidato me relatou que um celular começou a tocar dentro de um envelope destes. Imagine o psicológico do dono do celular: uma vontade louca de matar quem está ligando pra ele justo naquele momento e uns 30 segundo de terror de ser eliminado do Exame. Daí eu pergunto: precisava isso? DEIXE O CELULAR EM CASA, ou dentro do carro, ou sei lá, joga fora... Essas 5 horas que você está passando são as que definirão o seu futuro profissional, nada deve atrapalhar a sua concentração. Absolutamente nada.

4 - Desta vez a Cespe resolveu reservar, na capa do caderno, um espaço para anotações. Finalmente uma preocupação com o bem estar do candidato. De que adiantaria o gabarito de hoje sem a certeza do se anotou na hora? Mesmo com a prova na internet - como fiz aqui no blog em maio deste ano e agora neste exame - sempre haverá alguma dúvida sobre alguma alternativa.

5 - POR QUE O CANDIDATO SERIA ELIMINADO PORTANDO LÁPIS OU BORRACHA? Alarmes de carro, celulares, até entendo... Pequenos eletrônicos hoje estão anos-luz da nossa imaginação, se você der uma zapeada pelo Mercado Livre vai encontrar dezenas de canetas que filmam com qualidade DVD e chaveiros que gravam coisas e tiram fotos. Mas lápis? Borracha? O que o McGyver faria, num Exame de Ordem, com um lápis e uma borracha? Uma bomba atômica? Uma super antena de recepção de cola? Uma sala de aula de curso televisionado para exibição no momento da prova?

6 - Leve lanche. A exemplo do lápis, que foi proibido, leve lanche antes que proíbam. E leve doces, preferencialmente chocolate, porque o açúcar é o combustível do cérebro. Tenho uma irmã que é nutricionista e vive me dando toques sobre alimentação, e o indicado é comer de 3 em 3 horas. Daí a prova tem 5 horas de duração... Por isso leve lanche à vontade, não tenha vergonha de comer aquela barra de 180 gramas com o fiscal te olhando. FODA-SE! Enquanto não descobrem o que o McGyver consegue fazer com comida, tá liberado.

7 - A mesma dica que eu dei sobre celular vale também pra namorado (a), esposo (a), cachorro, papagaio, periquito e, principalmente, MÃE. DEIXE TUDO EM CASA. Sua namorada é ciumenta e acha que você vai arrumar uma amante bem no horário de prova? MANDA SE FUDER! Você já tá puto com todas as cobranças da vida, com aquele tio velho fracassado que vive contando que o filho do vizinho dele passou no Exame da OAB quando estava no 1.º período da faculdade - e muitas vezes contam NA MAIOR CARA DE PAU que esse indivíduo acertou as 100 questões -, e você não passa nem depois de formado... Deixa tudo isso pra trás! É a única solução. Ainda mais se as pessoas que eu citei não são da área do Direito, ou são do tempo em que não se fazia Exame da OAB. Você não tem que se preocupar com isso. Você tem que limpar a sua mente de tudo que te preocupa e manter a sua atenção ao conteúdo da prova e controlar o nervosismo. E isso já dá um PUTA TRABALHO...

8 - Se você não precisa fazer Exame da OAB na vida, mas namora ou é casado (a) com alguém que precisa, faça o favor de saber entender. Ou vaza. Conheço gente que entrou em depressão profunda porque estudou 5 anos de faculdade - que é um tempo considerável, visto que há cursos superiores com duração menor... - e não consegue ter uma profissão. Como mencionei anteriormente, é um momento decisivo na vida do candidato e por isso deve ser respeitado e levado (muito) a sério. Ainda mais se existe a intenção de permanecer juntos depois da prova. Porque se o (a) candidato (a) acabar por não passar na prova, desistir do Direito, ficar deprimido ou numa pindaíba brava, você vai ser a primeira pessoa a sumir da vida dele (a), vai sobrar só a família e um ou dois amigos. Então, (NA BOA) se não puder ajudar, não atrapalhe.

9 - Se você passou, PARABÉNS! Se você não passou, seja sincero consigo mesmo; pergunte-se: será que eu estudei o suficiente? Eu realmente entendia o que os professores falavam? Acredite, isso é a parte mais importante e mais delicada para se conseguir sucesso num Exame da OAB ou Concurso Público. O candidato deve assumir um compromisso sério com O CONTEÚDO, e não com a prova. Você tem que estudar e entender, e sentir que sabe. Não adianta você ler uma apostila inteira com a cabeça na lua, ou pensando em problemas pessoais. É melhor você estudar 5 ou 6 disciplinas com afinco do que ler tudo sobre todas as matérias e não entender nada, porque isso é perder tempo. E não pense que, no Exame da OAB, todo mundo que passa é inteligente é todo mundo que não passa não é. Conheço gente estudiosa, dedicada e metódica que penou pra passar, e gente preguiçosa que passou de primeira. Passar no Exame é mais uma questão de atitude do que inteligência, pode ter certeza disso!

10 - Não tente fazer nada que seja proibido pela Cespe ou contra as determinações do pessoal que está organizando o Exame na hora da prova. Você pode não concordar com nada do que eles dizem, mas neste momento você depende mais deles do que eles de você. Portanto, tente se comportar de acordo porque a sua aprovação depende TAMBÉM disso.

Por fim, (e para não parecer revoltado demais) uma última dica: se você tem um amor, jogue-se nos braços dele (a) quando chegar em casa. Não tenha medo nem vergonha de pedir um colo. O pessoal do Direito é o único que tem que passar por esse tipo de stress - e bota stress nisso! – e MERECE um cafuné de vez em quando.

Sobre a excelente cobertura dada ao Exame pelo pessoal dos Blogs, posso dizer que tenho muito a agradecer ao Dr. Maurício, do Blog Exame de Ordem – nosso guru quando se trata do Exame de Ordem -; ao Prof. Roberto Morgado, do Blog Deontologia Jurídica, à Lívia, do Blog Acadêmica de Direito, e ao Blog do Dr. Leonardo de Castro, pelas referências ao Prestando Prova em seus blogs - e perdoem-me se faltou algum, mas o meu indicador de origem de visitas só me deu estas informações - , à todos aqueles que de alguma forma divulgaram o blog e os cadernos de prova direta ou indiretamente, além de um especial agradecimento aos todos os outros blogs e pessoas que se envolveram e gastaram seu tempo para ajudar os Bacharéis em Direito neste momento tão especial.

E, de coração, meu "muito obrigado" à todas as pessoas que me mandaram e-mails elogiando o blog. Foram muitos!

Agora é só esperar o resultado.

Um abraço

Fábio Schlickmann

4 Comentários. Comente já!:

Fabile disse...

Hummmm... adorei este post!! =D
Ah propósito... a irmã nutricionista (futura) sou eu =D
Contatos e dicas de alimentação disque... 9955 opss HUEAHEUAHEUAHUEHAUEA
Só depois de formada =P
Fábio, parabéns pelo blog =) Tá muito bom!!!
Beijinhos, te amo e fica susse ^^

N3ydinha disse...

Tbm amei o post! Estava super estressada, mesmo depois de conferir o gabarito e "confirmado" que vou pra segunda fase... Mas depois de ler esse post super sincero e divertido, lavei a minha alma de tanto rir.

Adorei as dicas e o desabafo!

Parabéns e muito sucesso!

Karine disse...

Olá encontrei seu blog por acaso e adorei esse post, vou acessar sempre. Amei a última dica =) !!! Parabéns !!!

Maurício Gieseler de Assis disse...

Guru? Uau!!!

Abraços!

Postar um comentário