terça-feira, 1 de setembro de 2009

Questões: Direito Administrativo, Exame 2.008/II Unificado Cespe/UnB

QUESTÃO 48
Assinale a opção incorreta no que se refere à revogação de atos administrativos.
A) Os atos que geram direitos adquiridos não podem ser revogados.
B) Os atos discricionários são, via de regra, suscetíveis de revogação.
C) Os atos que exauriram seus efeitos podem ser revogados, desde que motivadamente.
D) Ao Poder Judiciário é vedado revogar atos administrativos emanados do Poder Executivo.


QUESTÃO 49
Acerca das espécies de bens públicos, assinale a opção correta.
A) As correntes de água que banhem mais de um estado são bens da União.
B) Os terrenos de marinha acrescidos pertencem ao primeiro ente federado que os descobrir.
C) São bens da União os recursos naturais da plataforma continental, sendo esta medida a partir da costa até o limite de 12 milhas marítimas.
D) As terras devolutas são bens exclusivos da União.

QUESTÃO 50
No que concerne às responsabilidades do servidor público, assinale a opção incorreta.
A) A responsabilidade administrativa do servidor público será afastada em caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou de sua autoria.
B) Tais responsabilidades podem ser do tipo civil, penal e administrativo.
C) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se.
D) A responsabilidade civil do servidor público é objetiva.


QUESTÃO 51
A modalidade de intervenção estatal que gera a transferência da propriedade de seu dono para o Estado é
A) o tombamento.
B) a desapropriação.
C) a servidão administrativa.
D) a requisição.


QUESTÃO 52
(...) compartimento na estrutura estatal a que são cometidas funções determinadas, sendo integrado por agentes que, quando as executam, manifestam a própria vontade do Estado. José dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo. 19.ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p. 13. O trecho acima se refere ao conceito de
A) agente público.
B) função pública.
C) órgão público.
D) pessoa de direito público.


QUESTÃO 53
No que se refere à norma estabelecida na Lei n.o 9.784/1999, que versa sobre o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, assinale a opção incorreta.
A) As matérias de competência exclusiva de órgão ou autoridade só podem ser objeto de delegação se houver expressa autorização da autoridade delegante.
B) O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.
C) Os atos administrativos que importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação devem ser obrigatoriamente motivados.
D) O servidor ou autoridade que esteja litigando, na esfera judicial, com o interessado em um processo administrativo que envolva as mesmas partes está impedido de atuar nesse processo.

QUESTÃO 54
Acerca do Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, assinale a opção correta.
A) O servidor investido em mandato federal, estadual ou distrital será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração como servidor.
B) O servidor investido em mandato eletivo não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.
C) A responsabilidade civil do servidor decorre de ato comissivo — mas não omissivo — que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
D) Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado falta punível, na atividade, com suspensão ou demissão.

QUESTÃO 55
A respeito dos agentes públicos, julgue os itens a seguir.
I - Na prática de atos de improbidade administrativa, mesmo os que exercem, sem remuneração, mandato, cargo, emprego ou função pública são considerados agentes públicos.
II - As pessoas que, na esfera federal, são contratadas por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público são regidas pela Lei n.º 8.112/1990.
III - Os integrantes da Advocacia-Geral da União, os procuradores dos estados e do DF e os defensores públicos são, nos termos da CF, remunerados por subsídios.
IV - O dispositivo constitucional que proíbe a sindicalização e a greve dos militares federais estende-se aos militares dos estados e do DF.

Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, III e IV.

QUESTÃO 56
Assinale a opção correta a respeito da organização da administração pública federal.
A) Os órgãos que compõem a estrutura da Presidência da República, apesar de serem dotados de personalidade jurídica, estão submetidos à supervisão direta do ministrochefe da Casa Civil.
B) Todas as entidades que compõem a administração pública indireta dispõem de personalidade jurídica de direito público, vinculando-se ao ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
C) As autarquias destinam-se à execução de atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
D) As sociedades de economia mista têm patrimônio próprio e capital exclusivo da União, destinando-se à exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer por força de contingência ou conveniência administrativa.

QUESTÃO 57
No que se refere aos poderes dos administradores públicos, assinale a opção correta.
A) O poder de polícia somente pode ser exercido de maneira discricionária.
B) O poder disciplinar caracteriza-se pela discricionariedade, podendo a administração escolher entre punir e não punir a falta praticada pelo servidor.
C) Uma autarquia ou uma empresa pública estadual está ligada a um estado-membro por uma relação de subordinação decorrente da hierarquia.
D) No exercício do poder regulamentar, a administração não pode criar direitos, obrigações, proibições, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida.

Gabarito:
48 - C
49 - A
50 - D
51 - B
52 - C
53 - A
54 - B
55 - D
56 - C
57 - D

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário