sábado, 31 de outubro de 2009

Questões: Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Recursos Humanos, 2.006, Cespe/UnB

CARGO 1: ADMINISTRADOR
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA (TJRR)
Aplicação: 10/12/2006

Texto para as questões 61 e 62

(l. 1) Por que surgiu uma nova roupagem para a melhor gestão
(l. 2) do quadro funcional? Porque vivemos uma nova realidade.
(l. 3) Temos a explosão da informação, que desmontou algumas
(l. 4) verdades seculares da administração, tais como: fontes de
(l. 5) recrutamento; novos métodos de seleção, treinamento e
(l. 6) desenvolvimento com múltiplas facetas; planos de carreira não só
(l. 7) originados na própria organização, mas também projetados pelas
(l. 8) próprias pessoas; muitas possibilidades de avaliar o desempenho
(l. 9) de todos e auto-avaliação.
Luís Cesar G. Araújo. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006, p. 4 (com adaptações).


QUESTÃO 61   
Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta acerca da administração de recursos humanos (RH).
A) Planejamento integrado de RH caracteriza-se pela ocorrência simultânea do planejamento de RH com planejamento estratégico da organização.
B) Os fatores que influenciam o planejamento de RH incluem volume de produção, mudanças tecnológicas, planejamento de carreiras na organização, nível de procura dos produtos ou serviços da organização.
C) A rotatividade de pessoal de uma organização leva em conta os desligamentos por iniciativa do empregado, os desligamentos por iniciativa da organização e as promoções internas.
D) O coaching destina-se a orientar e guiar pessoas na carreira profissional.

QUESTÃO 62
Ainda tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da administração de RH.
A) O processo de seleção de pessoas depende de informações consistentes acerca dos cargos a serem providos. Para identificar os fatos ou comportamentos que produzem um bom ou mau comportamento, é empregada a técnica dos incidentes críticos.
B) Enriquecimento de cargos, que teve sua origem na Escola Clássica da Administração, significa reorganizar e ampliar cargos para adequá-los às características dos ocupantes.
C) Na avaliação de desempenho por meio do método da escolha forçada, deve-se buscar constantemente o efeito halo em relação aos avaliados para a obtenção dos melhores resultados.
D) Treinamento e desenvolvimento são preocupações constantes dos gestores de pessoas. Treinamento é o conjunto de atividades voltado à educação e orientação para a carreira futura do funcionário.

QUESTÃO 63
Acerca do planejamento no processo organizacional, assinale a opção correta.
A) Previsão, resolução de problemas e plano são sinônimos de planejamento.
B) Após a elaboração do planejamento estratégico, as organizações devem elaborar a análise dos ambientes externo e interno, quando identificarão seus pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades.
C) Para que o processo de planejamento tenha foco claro nas necessidades da organização, deve-se restringir ao máximo a participação de unidades organizacionais de níveis hierárquicos inferiores.
D) Contribuição para o alcance dos objetivos, precedência sobre as outras funções administrativas, maximização dos resultados positivos e minimização das deficiências são princípios gerais do planejamento.


QUESTÃO 64
A respeito de motivação, liderança e desempenho, assinale a opção incorreta.
A) A liderança orientada para a tarefa, na qual o poder decisório se concentra no líder, de perfil autocrático, é considerado o estilo de liderança mais adequado de forma geral.
B) Necessidades não atendidas resultam em frustração. Apatia, depressão, agressão, procura de outro local para trabalhar são comportamentos resultantes do estado de frustração.
C) A motivação para o trabalho depende de estímulos do ambiente e das necessidades, interesses e valores das pessoas.
D) A liderança situacional depende do comportamento do líder, das características dos funcionários, da natureza das tarefas e das pressões presentes na organização.

Gabarito:
61 - C
62 - A
63 - D
64 - A

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário