sábado, 31 de outubro de 2009

Questões: Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Teoria Geral da Administração, 2.006, Cespe/UnB

CARGO 1: ADMINISTRADOR
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA (TJRR)
Aplicação: 10/12/2006


QUESTÃO 65
A história da administração teve seu início entre o final do século XIX e início do século XX, mas grandes realizações das civilizações da Antiguidade demonstram a existência de conhecimentos de administração. Acerca da teoria geral da administração, julgue os itens seguintes.
I Os estudos de tempos e movimento tiveram início com a teoria da burocracia de Max Weber.
II As teorias motivacionais concluíram que o trabalhador é motivado exclusivamente pelas recompensas materiais do trabalho.
III A necessidade de corrigir a forte pressão de métodos rigorosos e precisos aos quais os trabalhadores eram submetidos deu origem à teoria das relações humanas.
IV A busca da eficiência das organizações por meio da racionalização do trabalho do operário e da estruturação e funcionamento das organizações estava presente nos princípios da chamada abordagem clássica da administração.

Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.

QUESTÃO 66
Julgue os itens a seguir, referentes a teoria geral da administração.
I A teoria neoclássica da administração defendeu o fim dos princípios preconizados pela abordagem clássica da administração.
II Formalidade das comunicações, ênfase nas normas, impessoalidade das relações e hierarquia da autoridade são princípios da teoria da burocracia.
III A existência de uma hierarquia de necessidades, na qual as necessidades de sobrevivência se encontram no nível mais baixo, é um pressuposto dos estudos de Maslow quanto a motivação humana.
IV A teoria da contingência tem como princípio que as organizações devem ser estruturadas independentemente das condições do ambiente.

A quantidade de itens certos é igual a
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

QUESTÃO 67
Quanto ao sistema de informações gerenciais (SIG), assinale a opção correta.
A) Entradas, saídas, processo de transformação, controles e ambiente são componentes desse sistema.
B) O termo gerencial está voltado a todo o processo administrativo, mas, em termos de SIG, volta-se prioritariamente às funções de planejamento e controle.
C) Dado é um elemento em sua forma bruta que não permite por si só que os administradores compreendam determinadas situações e tomem decisões.
D) A vantagem de uma organização ter um SIG bem estruturado e implementado é a redução da dependência da habilidade dos executivos em tomar decisões.

QUESTÃO 68
Desenvolver a competência da comunicação deve ser um objetivo básico dos administradores de organizações e das pessoas de forma geral.
Antonio César Amaru Maximiano. Fundamentos de administração. São Paulo: Atlas, 2004, p. 242.
 
A respeito do assunto abordado no fragmento de texto acima,
julgue os itens a seguir.

I Para evitar distorções na recepção da mensagem e impedimentos à sua transmissão, deve-se evitar a ocorrência de fatos geradores de ruídos e de interferências na comunicação.
II Autocrítica e revisão das próprias mensagens, apresentação clara das idéias, estruturação lógica da mensagem, seleção da forma mais elaborada e da linguagem mais sofisticada para a mensagem são meios para melhorar a comunicação de forma geral.
III O encaminhamento de dúvidas ao emissor de uma mensagem a respeito do seu conteúdo é uma forma de feedback.
IV A comunicação organizacional, por estar embasada em padrões de escrita e estruturas preestabelecidas de mensagem, independe da qualidade da comunicação pessoal.

A quantidade de itens certos é igual a
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

QUESTÃO 69
Acerca das características básicas das organizações formais, assinale a opção incorreta.
A) A departamentalização é influenciada por atos de descentralização funcional e de delegação de competência.
B) A departamentalização por função tem como vantagem a especialização das unidades.
C) Considere que uma organização apresente as seguintes unidades organizacionais: atendimento ao menor, atendimento ao idoso, atendimento à mulher. Nesse caso, é correto afirmar que a organização utiliza o cliente como critério de departamentalização.
D) Importância das atividades, necessidades de controle e coordenação de atividades e ênfase na especialização são fatores a serem considerados no processo de departamentalização.

QUESTÃO 70
Os recursos patrimoniais constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender às demandas de mercado. Hamilton Pozo. Administração de recursos materiais e patrimoniais. 3.ª ed. São Paulo: Atlas, 2004, p. 190.
A respeito de recursos patrimoniais, definido acima, julgue os itens a seguir.
I Depreciação de um bem patrimonial é a perda de seu valor por causa do uso, obsolescência ou deterioração. O cálculo da depreciação é embasado em parâmetros definidos pela organização detentora do bem.
II Patentes e direitos autorais são recursos patrimoniais intangíveis.
III A vida útil de um bem patrimonial é o período em que o bem consegue exercer as funções que dele se espera e independe da sua forma de utilização.
IV A vida econômica dos recursos patrimoniais representa o período de tempo até que eles atinjam seu menor custo de operação.

Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.

QUESTÃO 71
Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens quanto na prestação de serviços. Petrônio Garcia Martina e Paulo Renato Campos Alt. Administração de Materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 4.
Considerando o assunto abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.
A) O problema da conduta ética apresenta uma dimensão bastante relevante na área de compras das organizações. Para minimizar a ocorrência desse problema, os códigos de conduta ética em compras devem contemplar as atitudes do pessoal das áreas técnicas responsáveis pelas especificações dos bens a serem comprados.
B) O gerenciamento da cadeia de suprimentos, um método moderno de controle da produção e distribuição, tem como objetivo principal obter a satisfação do cliente quanto a tempo, qualidade e quantidade.
C) Sistema just in time é um método de produção que busca manter baixos os custos de estoque.
D) Para obtenção dos melhores resultados, em uma negociação com fornecedores para aquisição de diversos itens, é importante que os compradores apresentem claramente todas as informações acerca de seus interesses, necessidades e pressões em relação à compra.

QUESTÃO 72


Considerando a tabela acima, que apresenta a situação de consumo de determinado material em uma empresa, assinale a opção correta acerca da administração de material.
A) Considerando os dados da tabela, se for utilizado o método da média móvel para 4 períodos, a previsão de consumo do material para julho será de 90 unidades.
B) Considerando os dados da tabela, para prever corretamente o consumo de julho com base na média com ponderação exponencial, devem ser utilizados apenas os dados de abril, maio e junho.
C) Os registros de estoque têm como objetivo controlar os volumes físicos e financeiros armazenados. Entre os métodos de avaliação de estoques, incluem-se PEPS, UEPS, custo médio e curva dente de serra.
D) Para cobrir eventuais faltas de materiais, as organizações devem calcular e utilizar o estoque mínimo ou estoque de segurança.

QUESTÃO 73
Com relação a noções de organização, sistemas e métodos, julgue os itens a seguir.
I Fluxo confuso de trabalho, demora excessiva na entrega de produtos ou serviços, acúmulo de pessoas e documentos em determinados locais são indicadores de problemas de leiaute.
II O leiaute em corredor é empregado quando se busca incentivar as relações de grupo e a formação de equipes.
III No fluxograma de blocos, os símbolos 1, 2 e 3 a seguir representam, respectivamente, conexão para outra página, processamento e decisão.
 
IV O fluxograma de procedimentos é o mais adequado para apresentação do fluxo do processo a pessoas pouco acostumadas com os gráficos e seus símbolos.
Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.

QUESTÃO 74
Ainda com relação a noções de organização, sistemas e métodos, assinale a opção correta.
A) O QDT é uma forma de demonstração gráfica dos fluxos de trabalho entre pessoas e unidades.
B) A regulamentação do uso da Internet e e-mails no local de trabalho deve ser contemplada no manual de normas e procedimentos ou manual de instruções.
C) Com relação aos objetivos da departamentalização, deve-se atribuir o controle da qualidade da produção à unidade responsável pela produção.
D) O organograma abaixo representa uma estrutura do tipo linha e assessoria.


QUESTÃO 75
A tarefa de dirigir está diretamente relacionada com a interface entre as pessoas dentro de uma organização, quer sejam superiores, quer sejam subordinadas, quer sejam pares. Eunice L. Kwasnicka. Introdução à administração. 6.ª ed. São Paulo: Atlas, 2004, p. 250. Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.
A) Perda de controle, excesso de conflitos, perda de autoridade e responsabilidades negligenciadas são indicativos de problemas de direção.
B) Empowerment não pode ser considerado como simples delegação, pois pressupõe adicionalmente a criação ou o fortalecimento do poder para atuar das pessoas que receberam as novas responsabilidades.
C) Amplitude de controle consiste na quantidade de subordinados que podem ser administrados por uma pessoa. A amplitude ideal de controle depende apenas da quantidade de subordinados e de chefes.
D) Segundo as modernas visões de controle, o controle da estratégia deve considerar se a estratégia está sendo implementada conforme estabelecido e se os resultados obtidos estão de acordo com o esperado.

Gabarito:
65 - D
66 - B
67 - C
68 - B
69 - A
70 - C
71 - D
72 - D
73 - A
74 - B
75 - C

2 Comentários. Comente já!:

Empilhashop disse...

Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)

Wcompmiprin-ni disse...

Wcompmiprin-ni Ashutosh Ferguson download
mealsmenbola

Postar um comentário