sábado, 31 de outubro de 2009

Questões: Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Direito Empresarial, 2.006, Cespe/UnB

CARGO 1: ADMINISTRADOR
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA (TJRR)
Aplicação: 10/12/2006


QUESTÃO 93
Quanto à avaliação de projetos, assinale a opção incorreta.
A) O método do valor presente líquido, que é um dos principais métodos para a escolha de um entre vários projetos, consiste na avaliação dos fluxos de caixa descontados a determinada taxa que equivale ao custo de oportunidade do capital.
B) Entre dois projetos concorrentes, o de maior atratividade é o de menor valor presente líquido, pois esse critério indica o projeto de retorno mais rápido.
C) O método do payback, apesar de usar cálculos simples, é o menos utilizado na avaliação de projetos, pois ignora o valor do dinheiro no tempo.
D) Na avaliação de projetos com o método do valor presente líquido, podem ser utilizadas várias taxas de desconto. Isso ocorre porque o risco do empreendimento pode e deve ser precificado ao descontar-se o fluxo de caixa.

QUESTÃO 94
Acerca da análise vertical e horizontal e da análise de índices, assinale a opção incorreta.
A) O capital de giro é igual ao ativo circulante menos o passivo circulante.
B) Assim como o balanço mostra os saldos em determinada data, a demonstração de resultados mostra o fluxo de atividade e de transações ao longo de um período.
C) Quando o índice de liquidez é superior a 1, há folga no ativo circulante para pagar os compromissos circulantes.
D) A alavancagem financeira, quando superior a 2, demonstra um uso pequeno de capital de terceiros na estrutura de capital da empresa.

QUESTÃO 95
No que se refere aos conceitos de gestão empresarial e viabilidade, assinale a opção correta.
A) Na maioria das vezes, o aumento da produção de um bem ou serviço requer um custo ou sacrifício. Esse é exatamente o conceito de custo de oportunidade.
B) Receita marginal é o diferencial de taxa de desconto entre o custo de oportunidade e o custo decorrente da produção de uma unidade adicional de produto.
C) Um conceito importante de planejamento financeiro e operacional é o conceito de elasticidade da receita total, definido como o percentual da mudança da receita total dividido pelo percentual de mudança do custo total.
D) O custo total pode ser definido como a soma dos custos fixos totais, mais os custos variáveis totais, mais os custos invisíveis totais.

QUESTÃO 96
Considerando o instrumento de controle conhecido como cronograma físico-financeiro, assinale a opção incorreta.
A) É m instrumento muito útil na determinação da evolução de um projeto, no acompanhamento das diversas atividades e para a programação de desembolsos a serem efetuados no tempo.
B) É um instrumento restrito a profissionais treinados, tendo em vista sua difícil leitura e terminologia e o fato de apresentar dificuldades na apresentação de seus indicadores para gestores não-especializados.
C) A estrutura analítica de projeto é a base para a sua elaboração.
D) Pode ser apresentado sob o formato gráfico ou tabular. Quando em formato gráfico, é conhecido como gráfico de Gantt.

QUESTÃO 97
Assinale a opção correta em relação aos conceitos de gestão empresarial.
A) O fato de, muitas vezes, a autoridade ganhar autonomia com relação à informação e à competência não é um problema crítico enfrentado pelas organizações, visto que esse ganho de autonomia se estabelece de forma linear por toda a hierarquia organizacional.
B) Em seu estágio mais avançado, muitas organizações usam a estrutura organizacional funcional, adicionando, eventualmente, departamentos de assessoria e dando ênfase a um controle centralizado.
C) Delegação refere-se ao processo pelo qual os gerentes atribuem tarefas, autoridade e a responsabilidade para completá-la. Os autores clássicos de administração definem três diretrizes para a delegação: abrangência, clareza, suficiência.
D) Uma visão útil do poder sugere que ele pode provir de cinco fontes diferentes: poder de recompensa, poder coercitivo, poder legítimo, poder técnico e poder derivado.

QUESTÃO 98
Assinale a opção correta quanto aos aspectos de viabilidade de projeto.
A) Um projeto para ser considerado viável tem, necessariamente, de maximizar o retorno sobre o capital próprio do acionista.
B) A viabilidade de um projeto é definida por um conjunto de análises e indicadores que avaliam aspectos operacionais, financeiros, mercadológicos, jurídico-normativos e técnicos.
C) A análise de viabilidade econômico-financeira sempre se sobrepõe às políticas e estratégias corporativas. Assim, mesmo que estrategicamente um projeto seja considerado de alto grau de importância, ele jamais será implementado, caso não seja superavitário isoladamente.
D) A análise econômico-financeira é a primeira a ser elaborada para testar a viabilidade de um projeto. Se este foi bem aceito financeiramente, passa-se à elaboração dos demais estudos.

QUESTÃO 99
Considerando que informação é o elemento central da gestão empresarial moderna, assinale a opção incorreta.
A) Para fins de administração, a comunicação é o processo pelo qual as pessoas que trabalham em uma empresa transmitem informações entre si e interpretam o seu significado.
B) A informação para fins de gestão se divide em informação técnica: o que, como e quando fazer; informação de coordenação: quem trabalha com quem; informação de motivação e atitude: estímulo.
C) O grau de informação deve ser sempre o mais alto possível, logo, todos os empregados de uma instituição deveriam, a princípio, ter acesso a todas as informações produzidas pela mesma.
D) A informação técnica inclui dados relativos aos objetivos das tarefas, expectativas de desempenho e progresso, procedimentos e políticas.

QUESTÃO 100
Em relação aos processos e conceitos de controle, assinale a opção correta.
A) Três problemas confrontam de forma imediata o gerente que deseje projetar um sistema de controle: o que, como e quando medir.
B) Uma questão crucial na determinação do que mensurar é quem irá sistematizar as informações coletadas.
C) A mensuração deve ser sempre por amostragem, uma vez que esse método é muito eficiente para que o controle seja preciso e econômico ao mesmo tempo.
D) Em relação a quando medir, o controle de final de processo é o mais importante para a certificação da qualidade do processo como um todo, e o que aponta as necessidades de ajuste em toda a linha de produção.

Gabarito:
93 - B
94 - D
95 - A
96 - B
97 - C
98 - B
99 - C
100 - A

3 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário