quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicas para uma boa prova objetiva

Pessoal,

Só quem já passou pela prova da OAB sabe que "bucha" que é. Portanto, além de ter estudado nestes últimos meses como muitos leitores deste blog fizeram, é preciso controlar a ansiedade às vésperas da prova e também no dia.

1 - Calma é fundamental. Tente se manter tranqüilo, faça alguma coisa que acalme esse seu espírito. Tem gente que reza, tem gente que ora, tem gente que canta e tem gente que xinga. Acreditem, todos eles estão CERTOS, desde que atinjam seus resultados. Eu toco violão, então aproveitei a vespera da prova pra fazer um som sozinho, e deu resultado.

2 - Nesta semana em especial, distancie-se um pouco de pessoas que podem alterar de forma negativa o seu humor. A menos que seja inevitável, e se for, trate com elas apenas o necessário, porque tem sempre aquele chato pentelho que vai te botar pra baixo pelo simples fato de achar que consegue. Eu disse isso aqui em setembro, na última prova: tem sempre um tio velho, chato e barrigudo que não terminou o ensino fundamental, que sempre conhece alguém que passou de primeira no Exame de Ordem, e que, se bobear, esse sujeito ainda "acertou todas as questões e tirou 10"... Família é assim, a gente não escolhe, portanto evite contato com estas pessoas.

3 - Tente evitar cobranças do tipo "tenho que passar de primeira no Exame". Você tem um compromisso só: fazer a prova no domingo dando o melhor de si - sem duplo sentido, por favor... A prova não é necessariamente justa, mas pense que este é o melhor caminho a se seguir. Senão você poderá ficar ansioso e o seu desempenho cairá. Você não está concorrendo com ninguém, apenas estará buscando uma profissão para o seu curso superior.

4 - Leve duas canetas BIC pretas no bolso. Uma pra fazer a prova e outra pra falhar. É a lei de Murphy, melhor estar previnido.

5 - Já disse isso em outras ocasiões aqui no blog, repito confirmando: MÃE, PAI, NAMORADO(A), GATO, CACHORRO, PERIQUITO... DEIXE TUDO EM CASA. Com todo respeito à essas pessoas que certamente nos amam, nessa hora eles só atrapalham. É um momento de ficar sozinho, qualquer "forcinha" pode "forçar a barra" com o seu psicológico. Nada de "vestir a camisa" a ponto de ir junto para a prova e ficar esperando. Isso é pior, e olha que tem...

6 - Leve um lanche. Pode ser qualquer coisa, eu indico chocolate porque tem açúcar, o nosso "combustível" do cérebro. Mas pode ser biscoito, barra de cereal ou qualquer outra coisa. Mas, por favor, quando for abrir, abra a embalagem rápidamente, senão fica aqueles 3':47" de ruídos na sala e a galera toda olhando pra você. E não esqueça de levar algum líquido junto, pois nessa prova que acontece no verão tende a ser quente e o ar pode não funcionar na sua sala (olha o Murphy aí, gente...). Ou pior, como aconteceu comigo: perguntaram quem queria ligar o ar da sala e só eu levantei a mão (olha o gordinho encalorado aí, gente...)

7 - Atentem para o seguinte ítem:
6.14 Será eliminado do Exame o examinando que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie.
É o seguinte, moçada: pequenas tranqueiras eletrônicas estão proibidas na hora da prova. Isso é previsível e tranqüilo de entender. Agora atentem para o detalhe sórdido: o Cespe não gosta de lápis!!! Porque, na boa, com um lápis da de fazer mais o quê além de escrever? Percebam que a penalidade é a máxima: eliminação da prova. Portanto, deixe seus lápis muito bem trancados em casa até às 20 horas deste domingo, para a sua própria segurança.

8 - Preste atenção à este ítem:
6.9 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Agora atentem aos documentos que serão aceitos como identidade:
6.8 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).
Então é só levar o documento certo, verifique isso no sábado. Ainda, para aqueles que tiverem seus documentos furtados, esta orientação:
6.8.1 Caso o examinando esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

No mais, assistam aos videos que eu coloquei no blog, pois são conteúdo exclusivo e atualizado.

No domingo, quem tiver tempo, entre aqui para conferir as notícias. A internet ferve na noite do domingo de prova!

Um abraço e não esqueçam que eu estou na torcida por vocês.

MSc. Fábio Schlickmann

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário