quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Questão 90 da prova da OAB 2.009/3 com justificativa do CESPE

Questão com justificativa com base no Caderno Azul

QUESTÃO 90

Assinale a opção correta quanto à fixação da pena.

A) Será reincidente o réu que possuir condenação por crime anterior, ainda que esta não tenha transitado em julgado.
B) O CP adotou o sistema trifásico de fixação da pena, segundo o qual o juiz fixa a pena-base, considera, em seguida, as circunstâncias agravantes e atenuantes e, por último, as causas de aumento e de diminuição da pena.
C) Concorrendo circunstâncias atenuantes e agravantes, deve sempre prevalecer a circunstância atenuante, em respeito ao princípio in dubio pro reo.
D) Na segunda etapa da dosimetria da pena, o juiz não pode reduzir a pena em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime,visto que tal possibilidade não está prevista expressamente em lei.

JUSTIFICATIVAS

A) Opção incorreta. Será reincidente quem comete novo crime e já possui condenação transitada em julgado por crime anterior (CP, art. 63).
B) Opção correta. Assim dispõe o art. 68 do CP: “A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento.”
C) Opção incorreta. Assim dispõe o art. 67 do CP: “No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidência.”
D) Opção incorreta. Assim dispõe o art. 66 do CP: “A pena poderá ser ainda atenuada em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime, embora não prevista expressamente em lei.”

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário