quarta-feira, 3 de março de 2010

Fraude no Exame da OAB 2.009/3!

Caiu como uma verdadeira bomba! Um candidato teria sido pego com algumas respostas da prova prática 2.009/3!

Leia mais aqui e aqui.

Segue abaixo um post do Blog Exame de Ordem, do Dr. Maurício, sobre o ocorrido:

A 2ª fase do Exame de Ordem 3.2009 não foi exatamente cancelada, como noticiado na Folha Online - Foi suspensa até uma apuração mais detalhada, tal como aduzido no site da OAB Federal, conforme publiquei no último post:

"Ophir determinou também a suspensão da correção e divulgação dos resultados dessa segunda fase do Exame, até a deliberação, no próximo domingo (07), do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que se reúne em Brasília para examinar as medidas que serão adotadas em relação ao certame."

O candidato flagrado em fraude carregava consigo as 5 respostas da prova prático-profissional de Direito Penal. Como ele foi flagrado no domingo, mas a notícia-crime foi formalmente protocolada hoje, é bem provável que a fraude seja integralmente procedente, pois passou tempo suficiente para se verificar se as respostas que o candidato trazia consigo eram efetivamente relativas às questões da prova de Direito Penal.

Algumas perguntas então precisam ser respondidas:

1 - Só esse candidato foi beneficiado?

2 - A fraude começou só nesse Exame ou já ocorre há mais tempo?

3 - A fraude também ocorreu na 1ª fase?

4 - A fraude saiu de dentro do Cespe ou de dentro da OAB? Ou de ambos?

De uma forma ou de outra agora temos 18.720 bacharéis em Direito lesados com essa ocorrência, e respostas precisam ser dadas com celeridade.

O ideal é identificar os fraudadores e puni-los, sem anular a prova, caso a questão seja pontual. Entretanto, se a amplitude da fraude não puder ser determinada com precisão OU celeridade, TODO o certame deve ser anulado, inclusive a 1ª fase.

O Exame de Ordem NÃO pode ser maculado pela sombra da fraude ou da dúvida.

Péssima notícia para a OAB e para o seu Exame de Ordem em si. Entretanto, não se pode deixar de louvar a celeridade em se apurar a verdade e a publicidade com que a OAB Federal emprestou ao caso, demonstração clara de que o Exame e sua qualidade são levados à sério.

Aguardemos os desdobramentos. Agora, até o domingo que vem, todo mundo ficará na expectativa do futuro do Exame de Ordem 3.2009. Por enquanto, a dúvida é a única certeza.
 
 A coisa está ficando feia. O Exame de Ordem está indo para um nível simplesmente ridículo. Todos os outros candidatos podem ser prejudicados quanto ao prazo de correção por conta de um indívíduo que deveria ser exemplarmente punido.

Vamos aguardar novas notícias nas próximas horas...
 

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário