segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Prova Final: Asilo e Refúgio

Segunda-feira é dia de Programa Prova Final aqui no Blog Prestando Prova!

O Programa Prova Final da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - LFG apresenta no Curso de Direito Internacional uma exposição do tema 'Asilo e Refúgio', apresentado pelo professor de Direito Internacional Diego Pereira Machado.
Você já ouviu falar do caso Cesare Battisti, do julgamento da Extradição de Cesare Battisti, que foi um dos casos de extradição mais polêmicos no Brasil. Depois de autorizar, por cinco votos a quatro, a Extradição (Ext 1085) de Cesare Battisti para a Itália, em um julgamento que durou três dias de longos debates, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a última palavra sobre a entrega ou não do italiano cabe ao presidente da República.
Para que você entenda esse caso Cesare Battisti é necessário estudar os institutos 'Asilo', 'Refugio' e 'Extradição'.
O Professor Diego Pereira vai apresentar no Prova Final de hoje dois institutos jurídicos que frequentemente são confundidos: o asilo e o refúgio. O professor vai explicar de forma bem objetiva e clara esses dois institutos, apontando as diferenças entre eles, as semelhanças, suas características, que influência têm no caso 'Cesare Battisti'.
“O asilo tem uma dimensão fundamentalmente política e diplomática, é uma faculdade discricionária do Estado. Já o refúgio é um instituto de proteção internacional ao qual os Estados estão obrigados pela Convenção de1951 e Protocolo de 1967 das Nações Unidas”, define Renato Zerbini.


Receba as atualizações
no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner



1 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

O que houve nos vídeos, pois antes havia uma relação completa de disciplinas jurídicas com vários ramos de direito que faziam link para vídeos da tv justiça, inclusive com filosofia do direito, direitos humanos e outros que não se consegue mais encontrar. Faz uma falta enorme aquela sistematização.

Postar um comentário