terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre a mudança de banca - Exame da OAB

Pessoal,

Caiu como uma bomba a notícia de que a banca que realizará o Exame da OAB daqui para a frente será a FGV. Uma bomba por conta da proximidade da data da prova - O Blog Exame de Ordem já anunciou que a prova será na data provavel de 19/09 - mas só por isso. No mais, acredito sinceramente que a coisa vai melhorar - e muito!

Primeiramente, temos uma banca idônea - ou pelo menos aparentemente idônea - realizando a prova. Isso é como trocar aquele carro velho que só dá problema por outro novinho. Sem desmerecer o trabalho do Cespe/UnB, acredito que era um consenso de que ninguém mais confiava naquela banca. Aqui em Santa Catarina, o Cespe começou a aplicar o Exame em 2.007/3, que aconteceu em janeiro de 2.008. Foram 2 anos e meio de provas "estranhas", onde o que devia melhorar acabou não melhorando tanto assim, e no último ano tivemos um escândalo atrás do outro, culminando com a anulação de uma prova de segunda fase inteira e que acabou sendo aplicada 7 semanas depois. Um prejuízo grande para aqueles que estudaram e que, acima de tudo, precisam da carteirinha para trabalhar.

Segundo, é um consenso de que a prova da FGV é mais tranquila, no sentido de cobrar aquilo que está na lei. Observando-se com calma, é possivel perceber por que este é o melhor método de se fazer uma prova de Ciências Humanas: a jurisprudência não é uniforme, nem a doutrina. E é humanamente impossível cobrar toda a legislação, toda e doutrina e toda a jurisprudência numa prova de assinalar. Só a legislação já é um conteúdo bastante extenso, e é justo que se cobre só isso, porque nosso sistema legal é o Civil Law, e não o Common Law - ou seja, para o Direito Brasileiro a lei é fonte do Direito por excelência, somente se recorrendo à outros meios quando não há texto de lei.

No mais, mantenham a calma. Neste link você encontra questões de provas de concursos da FGV e poderá ver o quanto a prova é mais "clara" do que as do Cespe. Vamos torcer para que este estilo se mantenha.

Um forte abraço
Prof. Fábio

Receba as atualizações
no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner



1 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

Boa noite Professor!
Primeiramente agradeço, em nome de muitos bacharéis, quanto ao seu comentário tranquilizador sobre o novo método a ser aplicado para o Exame de Ordem.
De fato, ao momento que lí sobre a matéria quanto ao anúncio de rescisão do contrato com o CESPE e contratação com a FGV, pensei: "Ai.. O que antes era difícil ficará pior.. Senão IMPOSSÍVEL".. E pode ter certeza de que muitos colegas estarão pensando da mesma forma!
Porém, acompanhando sua forma de raciocínio, as provas do CESPE exigem muitas coisas que não estão previstas em lei.. O que de fato caracteriza a "estranheza" do instrumento avaliatório.
Bem.. Creio que em breve essa notícia da mudança irá ser divulgada através dos canais pertinentes.. E espero, do fundo do meu coração e alma, que desta vez procedam com honestidade e boa-fé com todos nós.. Pois precisamos da carteira da OAB para adquirirmos o devido reconhecimento profissional.

Grata pelos esclarecimentos!

Postar um comentário