quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sobre a nova correção...

Você tem problemas cardíacos? Se sim, não faça Exame da OAB...

As últimas horas foram de fortes emoções para os candidatos aprovados, e lamentavelmente não se trata de alegria. Dois dias depois de publicado o primeiro resultado da segunda fase do primeiro Exame de Ordem aplicado pela FGV, a correção e os procedimentos mostram um dessastre total, tanto que a OAB determinou que houvesse uma revisão. Nem um ano que a nova banca assumiu, já perdeu a credibilidade... Os tempos são outros, mas os problemas são os mesmos...

Recebi um sem número de e-mails, mensagens no Twitter e todo tipo de comunicação perguntando sobre se esta recorreção prejudicará os aprovados. Bem, não se pode afirmar nada com certeza absoluta, mas não acredito em prejuízo, por algumas razões:

1) No Exame 2.009/2 - o Exame 2 do ano, que cada dia que passa me convenço de que se parece mais um com o outro... - tivemos uma situação parecida. Tivemos um resultado em 16/11, o resultado após os recursos foi publicado em 09/12 e depois de uma grande pressão dos candidatos, especialmente os que fizeram a prova em Direito do Trabalho, houve uma determinação para um nova correção, que foi publicada em 15/01/2.001 - dois dias antes da prova objetiva 2.009/3. Uma nova correção geral, que envolveria todas as áreas da segunda fase. E o medo de prejuízo era o mesmo. Felizmente nada houve com quem foi aprovado, e infelizmente não houve uma inclusão significativa de candidatos na lista - confira neste link os resultados.

2) Bom, se não acontecer desta forma, aí acredito que o Exame vai voltar à uma crise de confiança que já existia anteriormente, com a outra banca. Precisamos confiar no Exame da OAB, pois ele é necessário, sejamos francos. Mas ele precisa ter como objetivo testar os conhecimentos dos candidatos para saber da sua aptidão para exercer a advocacia. Não fujamos à responsabilidade: sabemos que o ensino jurídico no país beira o caos. Depois de formado, a maiorida dos candidatos tem que correr atrás de (muitas vezes!) aprender aquilo que não aprenderam nos anos de graduação. Mas daí a existência de um Exame que apenas quer reprovar, já é demais.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos desta novela...

Atualização: A coisa vai ser brava, a FGV divulgou nota que não haverá recorreção:

NOTA OFICIAL

Quanto ao resultado da 2ª fase de Exame de Ordem (OAB), a Fundação Getulio Vargas vem a público tranquilizar todos os examinandos acerca da coerência da correção das provas.

Se houve alguma divergência decorrente da tentativa simultânea e coletiva de acesso aos sites de divulgação, a mesma pode ter se dado exclusivamente em relação a eventual digitação de dados que integram o gabarito comentado das provas de Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito Tributário e Direito Constitucional. Mas, se ocorreu, só o foi quanto à inserção dos dados no site, o que já está retificado. Isto, no entanto, não afeta a apuração das notas em absoluto, afinal a pontuação atribuída na efetiva correção das provas teve como base o espelho de correção, sem qualquer incoerência ou divergência de somatório razão pela qual, repita-se, não houve qualquer prejuízo na apuração das notas.

Não obstante, para que não seja alegado qualquer prejuízo aos quase 47.000 candidatos capacitados para a 2ª fase, a FGV, firme na seriedade que sempre norteou sua conduta, ante a sobrecarga de acessos ao site, informa que os espelhos individuais de correção, serão mais uma vez analisados e estarão disponíveis até a próxima 5ª feira, dia 9 de dezembro de 2010 e, somente a partir daí, se iniciará o prazo de 3 (três) dias, para a interposição de eventual recurso.




Um abraço
Prof. Fábio


.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário