segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Voltei!!!

Fiquei "impublicável" nas últimas horas, mas estou de volta.


E o Exame?!?! Bom, a prova surpreendeu a moçada por ser um pouco mais complicada do que a anterior, mas aparentemente foi mais dogmática. Resolvia-se com decoreba, conforme conversei com alguns alunos aqui em Itajaí, na saída da prova.

O que foi "esquecido" foram as questões de Direitos Humanos... O provimento 136/09 determina que 15% da prova fosse de Deontologia e Ética e Direitos Humanos. Bom, da 44 à 53 temos as 10 de estatuto (no caderno que publiquei)... Faltam 5 de Direitos Humanos. A FGV está se saindo pior que o Cespe, já que não tem cumprido o provimento nem na correção da última prova prática, nem na elaboração desta objetiva...

A questão 99 deste caderno que publiquei é de Direito Internacional. Explico:

A alternativa correta é o que trata da criação do GATT, do FMI e do Bird. Tratei disso na minha dissertação de Mestrado no capítulo referente ao Neoliberalismo, que foi uma criação ideológica contrária ao Keynesianismo - este perocupado com o desenvolvimento social acima da economia. Com o final da Segunda Guerra Mundial, e baseado na Crise de 29, o mundo se "armou" para enfraquecer o Estado de Bem-Estar, e o desmonte teve início no Chile (Pinochet) em 70; e na Inglaterra (Tatcher) e nos Estados Unidos (Reagan) em 80. A idéia era a de um mercado livre e um estado mínimo, em desfavor dos Direitos da classe operária surgidos no início do séc. XX... E que são considerados, estes, Direitos Fundamentais de segunda geração ou dimensão ou família. Talvez por este detalhe podemos considerar esta questão como sendo de Direitos Humanos, mas o conteúdo do Enunciado e da acertiva correta é de Direito Internacional.

Então, moçada, a resposta para esta questão (no caderno que postei) é A, e não C como muito gabarito provisório acusa. Até na Wikipedia tem isso, mas cito fonte cientificamente segura, retirada da minha Dissertação de Mestrado: 

A consolidação do neoliberalismo se deu principalmente pelos mecanismos adotados para a sua afirmação. Além dos triunfos eleitorais de Margaret Tatcher e Ronald Reagan, que elevaram os dogmas do neoliberalismo aos dois países mais influentes politicamente, destaca-se a criação da chamada banca de Betton Woods. No verão de 1944, diante de uma evidente vitória militar, os Estados Unidos convocaram 44 países para uma conferência monetária e financeira com o intuito de estabelecer as orientações do liberalismo global, que prevaleceria em seguida ao pós-guerra. A premissa era que a culpa pelos últimos turbulentos anos após a Primeira Guerra Mundial era do protecionismo comercial. Era necessário criar mecanismos que assegurassem o predomínio do livre comércio e a eliminação do protecionismo; o financiamento externo de países vitimados por problemas de curto prazo; e a aprovação de um conjunto de políticas dirigidas a reconstruir as economias devastadas pela guerra. Isso serviu para legitimar a criação, em 1947, do GATT [General Agreement on Trade and Tariffs] e as intituições oriundas diretamente das deliberações de Bretton Woods: o Banco Mundial em 1945 e o Fundo Monetário Internacional em 1946.
(ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILLI, Pablo. [Orgs.]. Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 90-93)


Mais:

O lado capitalista cuidou de se reorganizar mesmo antes de terminar o conflito bélico: já em 1944, em Bretton Woods, seus líderes se reuniram e firmaram acordos, como a definição do dólar norte-americano como moeda-padrão mundial, a criação do Banco Mundial e do FMI, os investimentos na reconstrução européia [Plano Marshall], que referendaram a hegemonia dos Estados Unidos no campo capitalista. Surgiu, a partir daí, um novo personagem econômico, a corporação transnacional, que passou a ser a ponta de lança da expansão imperialista mundial. Como corolário, a política internacional do governo norte-americano tinha como principal objetivo salvaguardar os interesses econômicos de suas corporações no resto do mundo. (SOUZA, Nilson Araújo de. O colapso do neoliberalismo. São Paulo: Global, 1995, p. 29-30)

(Caso tenha acesso à estas obras, podem conferir. A primeira é paráfrase, mas a segunda é citação literal!)

Enfim, essa questão foi A PEGADINHA deste Exame, pois todo mundo pensou que se tratasse de questão sobre acordos internacionais relativos à proteção Direitos Humanos, e não era nada disso. Bretton Woods foi uma banca eminentemente econômica, capitalista e neoliberal. Disfarçadamente contrária à segunda geração de Direitos do Homem - art. 7.º da Constituição Federal, chamado também de Direitos Fundamentais de segunda geração ou dimensão ou família.

Enfim, vamos ver no que dá. Mas isso dá uma idéia de que é possível encontrar, em gabaritos provisórios, erros crassos como este. GABARITO EXTRAOFICIAL não é GABARITO DA BANCA. Então temos que ter cuidado ao analisar, pois muitas vezes são feitos às pressas apenas para ganhar a audiência daqueles que estão fragilizados com o Exame.

Dica final: visitem o blog do Prof. Roberto Morgado - http://morgadodeontologia.blogspot.com/ . Vale uma visita para conferir tudo sobre Deontologia e Ética.

Um abraço
Prof. Fábio.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário