sexta-feira, 29 de abril de 2011

TJ/CE: Administradora de imóveis pode continuar cobrando estacionamento em áreas privadas de Fortaleza

A Luciano Cavalcante Administradora de Imóveis Ltda. conseguiu, provisoriamente, o direito de continuar cobrando taxas em estacionamentos de Fortaleza. A decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), proferida nessa quarta-feira (27/04), confirmou liminar do Juízo de 1º Grau.

A empresa alegou que também oferta vagas para estacionamento de veículos e contrata pessoal, paga impostos e aluguéis para prestar o serviço, mas as leis municipais nº 9149/2007, 9189/2007 e 9190/2007, que dispõem sobre a proibição de cobrança por estacionamentos em estabelecimentos privados, prejudicam a atividade.

Por esse motivo, ajuizou ação na Justiça requerendo o direito de continuar desenvolvendo o serviço. Segundo a administradora de imóveis, as referidas leis são inconstitucionais, pois há invasão do Legislativo nas ações privadas. Ao apreciar a matéria, o Juízo de 1º Grau deferiu liminar em favor da empresa.

Inconformado, o Município de Fortaleza interpôs agravo de instrumento (nº 2777-72.2007.8.06.0000) no TJCE, objetivando a reforma da decisão. Assegurou que a ação da Luciano Cavalcante é mais uma medida dissimulada para tentar fazer prevalecer interesses econômicos particulares, que acarretam prejuízos à comunidade e ao município.

Ao apreciar o recurso, a 2ª Câmara Cível negou provimento, acompanhando o voto do relator, desembargador Ademar Mendes Bezerra. O magistrado explicou que compete à União legislar sobre o direito civil e comercial, segundo jurisprudências do Supremo Tribunal Federal (STF).









0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário