terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco: Tabaco deve matar 6 milhões de pessoas em 2011, segundo OMS

por Guilherme Ribeiro

Entre fumantes ativos e passivos, o tabaco deve matar quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo somente neste ano. O dado, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão do Dia Mundial sem Tabaco, se torna ainda mais surpreendente ao revelar que, dentre as vítimas, 600 mil não fumam, mas frequentemente respiram a fumaça do cigarro alheio, os chamados fumantes passivos.

De acordo com o estudo, o total de fumantes em todo o mundo chega a 1 bilhão de pessoas. O mesmo número representa a estimativa de mortes por consequência do tabaco até o fim do século 21, um crescimento de 1000% em relação à quantidade de mortes no século 20, que chegou a 100 millhões.

Armando Peruga, diretor da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, afirmou na divulgação do estudo que "o tabaco é um dos principais responsáveis pela epidemia de doenças não transmissíveis como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisemas, que causam 63% de todas as mortes no mundo".

Por conta de números da organização que apontam para um total de 8 milhões de mortes por ano já em 2030, a OMS decidiu dedicar o Dia Mundial Sem Tabaco de 2011, celebrado em 31 de maio, à "Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco", instrumento de combate ao tabagismo adotado por 173 dos 190 países-membros da OMS.

A Convenção atua na elaboração de políticas de controle do tabaco, obrigando os países-membros a estabelecerem um mecanismo de coordenação nacional e de cooperação, além de protegerem as políticas nacionais contra os interesses da indústria do tabaco. Ficaram de fora da Convenção países como Estados Unidos, Suíça e Argentina.






1 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

Olá, Professor Fábio,ganhei o livro do último sorteio pelo twitter @LauraGouvea, mas não consigo enviar uma DM com meu endereço e cpf, pois vc não me segue. Como faremos agora? Muito grata, estou bem feliz por ser a ganhadora do livro. Abraço.Agurado retorno.Laura Gouvêa (laurinhagou@gmail.com)

Postar um comentário