quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TJ/SC: Tribunal confirma dever de indenizar servidora por desvio de função

   A 2ª Câmara de Direito Público do TJ confirmou sentença da comarca de Lages, que concedeu a Sandra Montserrat Ribeiro o direito de receber indenização do Estado de Santa Catarina por ter prestado serviços de escrivã de polícia, apesar de ter sido nomeada para a função de agente de serviços gerais da mesma instituição pública. Ela receberá a diferença entre os salários das duas funções.

   O Estado, na apelação, sustentou não haver desvio de função, já que a autora não exerceu em caráter permanente as ditas atividades. Acrescentou que, no impedimento ou na falta do escrivão de polícia, é permitida a designação de qualquer pessoa pela autoridade policial para gerir tais tarefas. Por fim, argumentou que eventual condenação ao pagamento de vencimento que não corresponda ao cargo da autora viola a Constituição Federal.

   "São devidos ao servidor que trabalhou em desvio de função, a título de indenização, os valores resultantes da diferença entre os vencimentos do cargo ocupado e os da função efetivamente exercida, sob pena de locupletamento indevido da Administração", anotou o desembargador Cid Goulart, relator da matéria. De acordo com o processo, desde 12 de fevereiro de 1990 Sandra exercia a função de escrivã, porém com a percepção de vencimentos de agente de serviços gerais. A votação foi unânime. (Ap. Cív. n. 2010.068661-2)

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário