domingo, 4 de dezembro de 2011

PENAL - Peça prático-profissional

A peça da prova de Penal:

Em 10 de janeiro de 2007, Eliete foi denunciada pelo Ministério Público pela prática do crime de furto qualificado por abuso de confiança, haja vista ter alegado o Parquet que a denunciada havia se valido da qualidade de empregada dom[estica ara subtrair, em 20 de dezembro de 2006, a quantia de R$ 50,00 de seu patrão Cláudio, presidente da maior empresa do Brasil no segmento de venda de alimentos no varejo. A denúncia foi recebida em 12 de janeiro de 2007, e, após a instrução criminal, foi proferida, em 10 de dezembro de 2009, sentença penal julgando procedente a pretensão acusatória para condenar Eliete à pena de dois anos de reclusão, em razão da prática de crime previsto no art.155, § 2.º, inciso II, do Código Penal. Após a interposição de recurso de apelação exclusivo da defesa, o Tribunal de Justiça entendeu por bem anular toda a instrução criminal, ante a ocorrência de cerceamento de defesa em razão do indeferimento injustificado de uma pergunta formulada a uma testemunha. Novamente realizada a instrução criminal, ficou comprovado que, à época dos fatos, Eliete havia sido contratada por Claudio havia uma semana e só tinha a obrigação de trabalhar às segundas, quartas e sextas-feiras, de modo que o suposto fato criminoso teria ocorrido no terceiro dia de trabalho da doméstica. Ademais, foi juntada aos autos a comprovação dos rendimentos da vítima, que giravam em torno de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) mensais. Após a apresentação de memoriais pelas partes, em 9 de fevereiro de 2011, foi proferida a nova sentença penal condenando Eliete à pena final de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses de reclusão. Em suas razões de decidir, assentou o magistrado que a ré possuía circunstâncias judiciais desfavoráveis, uma vez que se reveste de enorme gravidade a prática de crimes em que se abusa da confiança depositada no agente, motivo pelo qual a pena deveria ser distanciada do mínimo. Ao final, converteu a pena privativa de liberdade em restritiva de direitos, consubstanciada na prestação de 8 (oito) horas semanais de serviços comunitários, durante o período de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses em instituição a ser definida pelo juízo de execuções penais. Novamente não houve recurso do Ministério Público, e a sentença foi publicada no Diário Eletrônico em 16 de fevereiro do 2011.
Com base somente nas informações de que dispõe e nas que podem ser inferidas pelo caso concreto acima, redija, na qualidade de advogado de Eliete com data para o último prazo legal, o recurso cabível à hipótese, invocando todas as questões pertinentes, mesmo em caráter eventual. (Valor: 5,0)

2 Comentários. Comente já!:

camila disse...

Boa tarde eu deixei um comentário a semana passada e não me responderão e apagaram o meu comentário mesmo assim agradeço a falta de interesse de vocês em responder um simples comentário sendo ele negativo ou positivo, mesmo assim obrigado e sucesso!

Fabio disse...

Olá Camila,

Não apago comentário nenhum, nem mesmo que se queixam de alguma coisa sobre o blog. O que pode ter acontecido é do seu comentário não ter sido enviado - verifiquei aqui e não vi nenhum comentário com seu nome. E eu não respondo, deixo pra galera debater - alguns post tem discussões acaloradas. Enfim, se quiseres postar novamente sua dúvida fiquei à vontade.

Um abraço

Postar um comentário