terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Candidatos lotam cursinhos antes do Exame da OAB, que será no domingo

Primeira fase, no dia 5, terá 80 questões objetivas. Para ser aprovado, o candidato deve acertar pelo menos 40 delas.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

A poucos dias da primeira fase do VI Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), milhares de candidatos lotam os cursinhos preparatórios, que dão aulas presenciais e até as transmitem para bacharéis de outros estados. A prova objetiva acontece no próximo domingo (5). No último exame, menos de um quarto dos candidatos foram aprovados.

Os candidatos precisam acertar pelo menos 40 das 80 questões no domingo, caso contrário não passarão para a segunda fase, marcada para 25 de março. Sem a aprovação, não é possível obter o registro e poder advogar. Por isso, o baixo índice de acertos tem levado até veteranos de volta às aulas.

O professor de processo civil Renato Montans de Sá explicou que existe uma diferença entre o conteúdo aprendido na faculdade de direito e as aulas do cursinho preparatório para o Exame de Ordem. "Na faculdade você tenta elucidar o porquê das coisas, o que leva à criação daquela lei. No cursinho, você analisa a lei propriamente dita, verificando suas premissas e suas consequências", disse.

Em 2012, a estudante Thalita Brunelli de Paulo vai cursar o último ano da graduação, mas já vai tentar ser aprovada em uma das três edições do exame programadas para este ano. Ela está fazendo cursinho e não esconde o nervovismo com a obrigação de acertar pelo menos metade da prova obetiva.


"Parece que são muito mais do que 40 [questões], então eu estou bem ansiosa para conseguir atingir essa meta e ser aprovada", afirmou ela.

Manuella Amorim Maciel, que também está se preparando para a prova deste domingo, afirma que algumas questões são realmente muito difíceis. "Tem coisa que você olha e fala, nunca vi isso na minha vida, não estudei, não fiz a faculdade direito. Mas tem coisa que você lembra, você fala poxa, acho que já vi isso em algum lugar."

De acordo com a conselheira da OAB Ivetter Senise Ferreira, o baixo índice de aprovados no Exame de Ordem é um reflexo da "quantidade enorme de pessoas despreparadas que ganham diploma de bacharel, mas que não têm conhecimento jurídico suficiente para resolver as questões jurídicas que serão apresentadas pelos cidadãos".

Na última edição da prova, o índice médio de aprovação no Brasil foi de 24,5%. A Bahia foi o estado com a maior porcentagem de candidatos bem sucedidos (30,64%), seguido de Santa Catarina (29,09%) e do Rio Grande do Sul (28,78%).

São Paulo, que teve 23.081 inscritos, a maior quantidade do país, ficou em 19º lugar no ranking de estados. Apenas um em cada cinco candidatos paulistas (20,74%) foi aprovado, porcentagem abaixo da média nacional.

O que pode e o que não pode
Segundo a OAB, o examinando deverá comparecer ao local de prova com 1h30 de antecedência. Deve levar uma  caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, o comprovante de inscrição e um documento de identidade original. Não será permitido o uso de borracha e outros corretivos.

Durante a prova será permitido, exclusivamente, consultar legislação sem qualquer anotação ou comentário editorial (ressalvadas as simples remissões à lei ou artigos).

Os candidatos deverão comparecer no dia de realização da prova prático-profissional já com os textos de consulta com as partes não permitidas devidamente isoladas por grampo ou fita adesiva, de modo a impedir sua utilização, sob pena de não poder consultá-los.

A legislação com entrada em vigor após a data de publicação do edital do IV Exame de Ordem Unificado, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas, assim como não serão consideradas para fins de correção das mesmas.

 Será eliminado o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos como telefone celular, agenda eletrônica, notebook, palmtop, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, pen drive, relógio de qualquer espécie, óculos escuros, chapéu, boné e gorro.

Ao entrar na sala de aplicação de provas, o candidato deverá recolher todos os equipamentos eletrônicos e materiais não permitidos em envelope de segurança fornecido pelo fiscal de aplicação, que deverá permanecer lacrado durante toda a prova.

Ainda segundo a OAB, por razões de segurança, os candidatos somente poderão utilizar celulares e outros aparelhos eletrônicos após a saída do local de provas, e quem terminou o exame não poderá usar o banheiro do local de prova.

SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DA OAB
O que diz a lei:
O Exame da OAB se baseia no artigo 5º parágrafo XIII da Constituição Federal: "XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"; e no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94): "Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)"

Quem deve participar
Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado

Quantas provas são feitas por ano?
São três edições por ano e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte

Como é a primeira fase?
A prova é dividida em duas fases. A primeira fase é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase.

Como é a segunda fase?
Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.

Quanto custa a taxa de inscrição?
O candidato paga R$ 200 para fazer o exame

VEJA DATAS DOS PRÓXIMOS EXAMES DA OAB
VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 29/12/2011
Período de Inscrição 29/12/2011 a 13/1/2012
Prova Objetiva – 1.ª fase 5/2/2012
Prova prático-profissional – 2.ª fase 25/3/2012
VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 25/4/2012
Período de Inscrição 25/4/2012 a 6/5/2012
Prova Objetiva – 1.ª fase 27/5/2012
Prova prático-profissional – 2.ª fase 8/7/2012
VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 1/8/2012
Período de Inscrição 1/8/2012 a 17/8/2012
Prova Objetiva – 1.ª fase 9/9/2012
Prova prático-profissional – 2.ª fase 21/10/2012
IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 12/11/2012
Período de Inscrição 12/11/2012 a 26/11/2012
Prova Objetiva – 1.ª fase 16/12/2012
Prova prático-profissional – 2.ª fase 24/2/2013


0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário