terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Questões: Geografia, Concurso Analista - edital 193/11, TJ/SC

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA
CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 193/11 - CARGO: ANALISTA
Aplicação: 11/12/2011

GEOGRAFIA
Questão 36
“A Grande Aldeia Global”, de McLuan, se confirma e caracteriza o cenário mundial, com o processo do capitalismo acelerado ou da globalização. Ao atingir o atual período informacional, o capitalismo integrou países e regiões do planeta em um único sistema, o sistema-mundo. Sobre as características do cenário mundial globalizado, relacione os países com as suas referências marcantes.

A) Maior fenômeno econômico, com um crescimento médio do PIB (Produto Interno Bruto) de 10% nos últimos 30 anos. Em 2010, torna-se a segunda maior economia do mundo e domina o  comércio mundial pela exportação de manufaturas. Possui um sistema político-econômico peculiar, denominado de socialismo de mercado.
B) País do “Terceiro Mundo”. Pelo crescimento constante de sua economia é considerado um dos emergentes neste início de século. Com um elevado percentual de sua população abaixo da linha da pobreza, vem se destacando como exportador de mão de obra qualificada e de tecnologia de ponta no setor da informática.
C) País com uma posição geográfica estratégica e uma situação econômica em crescimento, vem solicitando a sua entrada na União Européia, mas enfrenta sérias resistências por suas características culturais distintas dos países europeus.
D) País que se caracteriza pela liderança no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mundial. Grande produtor e exportador de petróleo. Não faz parte da União Européia e não integra a Zona do Euro. Se caracteriza por ser um Estado de Bem Estar Social, nação pacifista, que em 2011 sofre diretamente, as conseqüências da globalização do terrorismo.
E) Um dos países fundadores da União Européia, integrando o bloco da Europa dos Seis, com a assinatura do Tratado de Roma, em 1957. O país sofre as conseqüências da crise econômica atual, com o seu elevado endividamento associado ao baixo crescimento econômico e alto índice de desemprego, ameaçando a estabilidade da União Européia.
( ) NORUEGA ( ) ÍNDIA ( ) ITÁLIA ( ) CHINA ( ) TURQUIA
A associação correta é:
a) E, A, D, C, B
b) D, C, E, B, A
c) E, B, C, A, D
d) B, E, D, A, C
e) D, B, E, A, C

Questão 37
A dinâmica climática está condicionada à influência de diversos fatores que interferem nos elementos que determinam as condições do tempo e características do clima de uma região. Entre eles a atuação das massas de ar constituem um elemento marcante na caracterização dos climas brasileiros e podem ser responsáveis pelas mudanças bruscas e repentinas do tempo nos locais onde atuam. De acordo com o mapa abaixo da dinâmica das massas de ar no Brasil todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) A massa Equatorial Continental está representada pelo n° 2 e por se formar no interior do continente ela é quente e seca, atuando em todo o planalto Central. Por isto, em Brasília, os invernos são excessivamente secos.
b) A massa que mais interfere nas condições climáticas do Brasil é a de nº 4 pois, ela é a única massa de ar frio que atua em um país de clima quente ou tropical.
c) A massa Tropical Atlântica, representada pelo nº 3, quente e úmida é responsável pela maior pluviosidade no litoral oriental do Brasil.
d) A massa Polar Atlântica, de nº 4, atua principalmente no inverno e pode seguir em três ramos ou direções. Se penetrar pelo interior da região Sul e houver condições favoráveis, pode ocorrer o fenômeno da neve nos pontos mais altos, como na s serras catarinenses, nos municípios de São Joaquim, Urupema e Urubuci.
e) O ar gelado toma conta da parte ocidental da Amazônia em um dia do mês de junho. A temperatura que no início da semana era superior à 30º C, no final da semana estava em torno de 10º C. Este fenômeno conhecido como friagem é ocasionado quando a massa Polar Atlântica, identificada pelo nº 4, penetra pelo corredor de terras baixas, da área central da América do Sul, atingindo o Pantanal e a Amazônia Ocidental, provocando quedas bruscas da temperatura.

Questão 38
Agrupar ou dividir? No período que vai da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial, os países se agrupam (ou se dividem) com o objetivo de orientar a geopolítica e a economia mundial. Sobre os principais agrupamentos dos países podemos destacar que:

I - O Grupo dos Sete ou G-7 se originou no período da Guerra Fria, reunido as sete maiores economias mundiais: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Canadá e Japão.
II - O Grupo dos Sete é atualmente o bloco mais poderoso pois, reúne os países com os maiores valores de produção do globo e não existindo divergências quanto aos temas tratados, sejam eles referentes às questões econômicas mundiais ou ambientais.
III - Com o crescimento econômico da China e de outros países como Brasil e Índia entre outros, em 1999 é criado o Grupo dos Vinte ou G-20, os países que juntos respondem por 90% do PIB do planeta, 80% do comércio global e 2/3 da população mundial.
IV - A Rússia em 1997 foi admitida como um país membro do Grupo dos Sete, que passou a denominar G-8, não em razão do seu desenvolvimento econômico mas, principalmente por ser uma potência bélica nuclear.
Estão corretas as proposições:
a) Todas as proposições estão corretas.
b) II e IV
c) II, III e IV
d) I e II
e) I, III e IV

Questão 39
Sobre o processo industrial brasileiro, sua evolução e características atuais, todas as características estão corretas, EXCETO:

a) O exemplo mais atual de fusão de empresas no Brasil é representado pela formação da BRF Brasil Foods, fusão dos grupos Sadia e Perdigão.
b) Atualmente no Brasil, como na maior parte dos países, devido ao fenômeno da globalização, há uma maior predominância da PEA (População Econômica Ativa) empregada no setor secundário, o que caracteriza uma economia informal.
c) A dispersão industrial que se verifica atualmente, no espaço brasileiro, foi favorecido em parte, pela chamada “guerra fiscal” travada entre estados e municípios.
d) Uma das características marcantes do processo industrial, na atualidade, é a dispersão espacial das empresas e a concentração financeira, com a fusão de empresas.
e) Uma tendência marcante do processo de industrialização atual é a formação de pólos tecnológicos próximos aos centros universitários e de pesquisas. Como exemplo, podemos destacar a região de Campinas, que concentra empresas eletrônicas, de telecomunicações, de biotecnologia e conta com importantes centros universitários, como a UNICAMP.

Questão 40
O impacto das ações humanas nas paisagens naturais do Brasil vem aumentando nos últimos anos. Os ecossistemas brasileiros já sofreram e ainda sofrem sérias interferência humanas ocasionando a sua degradação. Em um dos ecossistemas brasileiros os principais problemas ambientais são:

I - Aumento das queimadas para a renovação das pastagens.
II - Contaminação das águas devido ao uso intenso e indiscriminado de agrotóxicos nos cultivos de exportação próximos.
III - Destruição das matas ciliares ocasionando o assoreamento do leito dos rios pela erosão de suas margens.
IV - A extração mineral com a contaminação das águas por metais pesados.
V - A caça e a pesca ilegais.
Estamos nos referindo aos impactos ambientais no ecossistema:
a) Do Pantanal
b) Dos Mangues
c) Das Araucárias
d) Das Restingas
e) Da Caatinga

Gabarito:
36 - E
37 - A
38 - E
39 - B
40 - A

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário