terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Questões: História, Concurso Analista - edital 193/11, TJ/SC

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA
CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 193/11 - CARGO: ANALISTA
Aplicação: 11/12/2011

HISTÓRIA
Questão 31

São rebeliões nativistas, ocorridas durante o período colonial do Brasil, EXCETO:
a) Revolta de Beckman
b) Guerra dos Emboabas
c) Guerra dos Mascates
d) Revolta de Filipe dos Santos
e) Inconfidência Mineira

Questão 32
No período final da República Velha, o agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes formam o conjunto de fatores que provocaram a:

a) Revolução de 1930
b) República Juliana
c) Revolução Farroupilha
d) Guerra do Contestado
e) Revolta da Armada

Questão 33
O Ato Institucional n.º 5, AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva. Vigorou até dezembro de 1978 e produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros. Definiu o momento mais duro do regime, dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados. Este Ato Institucional permitia ao presidente da República, entre outras medidas:

I - Decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores.
II - Decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
III - Poderá, após investigação, decretar o confisco de bens de todos quantos tenham enriquecido, ilicitamente, no exercício de cargo ou função pública, inclusive de autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
IV - Em qualquer dos casos previstos na Constituição, poderá decretar o estado de sítio e prorrogá-lo, fixando o respectivo prazo.
a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas IV está incorreta
d) Apenas III está incorreta
e) Todas as proposições estão corretas

Questão 34
São características do governo Fernando Collor de Mello, EXCETO:

a) Retorno do Cruzeiro.
b) Bloqueio de depósitos nas cadernetas de poupança e contas correntes a partir de um determinado valor por um prazo de 18 meses.
c) O Ministério da Fazenda foi ocupado por Zélia Cardoso de Mello.
d) Fernando Collor foi eleito o primeiro presidente civil brasileiro, por voto direto, desde 1960, segundo as normas democráticas da nova Constituição. Derrotou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição. Seu mandato, porém, terminou antes do previsto: sofreu impeachment e renunciou por denúncias de corrupção.
e) Plano Cruzado e gatilho salarial para quando a inflação ultrapassasse 20%.

Questão 35
No mundo atual existem regiões que vivem em intensos conflitos que são oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais entre outros. A respeito desses conflitos, leia as afirmativas abaixo:

I - No continente europeu um dos motivos de conflitos é a questão do povo basco. Distribuído entre os territórios da Espanha e da França, essa etnia luta pela sua autonomia política há muitos anos.
II - Na África o que motiva os conflitos é o modo pelo qual o continente foi dividido durante o processo de colonização quando os países europeus definiram a divisão do espaço africano, para que fosse administrado e explorado sem levar em conta as disparidades étnicas existentes no continente.
III - Na Ásia um dos grandes conflitos está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses.
IV - No território afegão a instabilidade política está presente há muito tempo, entre outros motivos, por causa das divergências religiosas entre xiitas e sunitas.
V - Na América do Sul, a Venezuela é um local de muita instabilidade, pois neste país existe um movimento de guerrilheiros denominado FARC e o Exército de Libertação Nacional, ambas com forte ligação com a produção de cocaína e com o narcotráfico. Esses grupos atuam exercendo influência de um estado paralelo, cometem assassinatos, atentados e sequestros.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas IV está incorreta
b) Apenas V está incorreta
c) Apenas IV e V estão incorretas
d) Apenas I e III estão corretas
e) Todas estão corretas

Gabarito:
31 - E
32 - A
33 - E
34 - E
35 - B

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário