segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Abstenção no exame da OAB em Goiás é de 1,4%; confira gabarito

Apenas 65 dos 4.487 inscritos não compareceram neste domingo (5). Resultado da primeira fase deve ser divulgado no dia 15 de fevereiro.

Gabriela Lima Do G1 GO

Dos 4.487 bacharéis em Direito inscritos para a primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás, apenas 65 não compareceram aos locais de prova, uma abstenção de 1,4%. A prova objetiva unificada foi aplicada em todo o país na tarde deste domingo (5).

Com o maior número de inscritos, 3.395 candidatos, Goiânia também concentrou o maior números de ausências, com 49 faltosos, segundo informações da assessoria de imprensa da OAB-GO. O exame, indispensável para quem quer advogar, também foi aplicado em Anápolis (548 inscritos), Itumbiara (169), Jataí (104) e Rio Verde (271).

Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB Goiás, Júlio César Machado, o processo seletivo foi tranquilo. Segundo ele, o único incidente ocorreu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde uma queda de energia interrompeuo exame. "Em Goiás não tivemos transtornos. A prova unificada foi muito bem planejada e acredito que atenderá a expectativa do Conselho Federal de Justiça", diz Machado.

Gabarito
Organizadora do certame, a Fundação Getúlio Vargas divulgou o gabarito logo por volta de 20h, em sua página na internet. Clique aqui para conferir as respostas dos quatro tipos de prova (branco, verde, amarelo e azul).

Os candidatos tiveram cinco horas, das 14h às 19h, para responder as 80 questões de múltipla escolha da prova objetiva. Passa para a segunda fase quem acertar pelo menos 50% das perguntas.

Confiante
Para o candidato Leandro Bertolleti, 27 anos, o exame deste domingo foi mais complexo, se comparado ao anterior. Ele se surpreendeu com temas novos, como direito internacional privado, mas se saiu bem em direito administrativo e em estatuto de ética, temas considerados mais fáceis. Ao conferir o gabarito nesta noite, somou 49 pontos, nove a mais que o mínimo necessário para ser aprovado nesta etapa.

"Dá mais confiança para a segunda fase", diz o bacharel que há um ano estuda para garantir o registro profissional. Em 2011, ele chegou a ser aprovado na primeira fase, mas não passou na seguinte por conta de dois décimos. Dessa vez, escolheu outro tema para a prova prático-profissional. Trocou o direito penal pelo tributário e acredita que logo poderá se apresentar como advogado.

Para Tharcyana Freitas, 24 anos, a prova foi dentro do esperado, porém muito longa e cansativa. Mesmo considerando fácil, ela passou de raspão. Acertou exatamente 40 questões, de acordo com o gabarito. Agora está de olho no próximo passo: testar os conhecimentos em direito empresarial.

Cronograma
No dia 15 de fevereiro, a Fundação Getúlio Vargas divulgará um resultado preliminar, quando será aberto o prazo para recursos. O resultado definitivo da primeira fase está previsto para 6 de março.

A segunda fase está marcada para 25 de março. A prova prático-profissional será composta por quatro questões subjetivas e uma peça prática. O resultado final está previsto para 3 de maio.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário