terça-feira, 19 de junho de 2012

Câmara do interior do PR suspende concurso após denúncias de fraude

Programa Fantástico mostrou irregularidades em processos seletivos públicos. Câmara de Jataizinho tinha o intuito de contratar cinco profissionais.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

Após denúncias de irregularidades em concursos públicos, a Câmara Municipal de Jataizinho, no norte do Paraná, anunciou nesta segunda-feira (18) que o processo seletivo para contratação de profissionais para a Casa está temporariamente suspenso.

A decisão foi tomada a partir de orientações do departamento jurídico do legislativo municipal e também do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio do Norte Pioneiro. Em nota oficial, a Câmara afirma que as informações da reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, colocaram em xeque o concurso uma vez que a empresa realizadora do processo seletivo, a RCV Concursos, foi citada na reportagem.

“Devido a natureza da reportagem, de repercussão nacional, gerando dúvidas quanto a lisura na realização de nosso concurso público perante a coletividade, principalmente para àqueles que estão participando desta seleção”, diz trecho da nota.

Ainda de acordo com o documento, uma comissão vai analisar todos os procedimentos do concurso para garantir que o processo foi realizado de maneira correta. A medida visa “garantir o direito de igualdade de condições de todos os participantes do concurso”.

O G1 tentou entrar em contato com a RCV Concursos, mas ninguém atendeu o telefone divulgado no site da empresa.

O concurso era para a contratação de profissionais para exercer a função de agente de serviços gerais, assistente administrativo, agente legislativo, técnico contábil e administrativo e advogado. Ao todo eram cinco vagas.

As provas foram realizadas no domingo (17), dia de divulgação das denúncias. Os salários variam de R$ 676,13 a R$ 1.937,44 em jornadas de 20, 35 e 40 horas semanais.

Entenda as denúncias que atingem diferentes empresas do país
Segundo a reportagem do programa Fantástico, existe a prática de uma fraude que beneficia parentes e assessores de políticos em concursos públicos, principalmente, os municipais. Em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, os ministérios públicos investigam algum tipo de fraude em concursos públicos.

Na Bahia, por exemplo, foram 36 casos de irregularidades em concursos. Em Mato Grosso do Sul, as questões de um concurso foram copiadas de uma prova feita antes, no Pará. E, no Maranhão, um analfabeto foi aprovado graças ao esquema montado por um secretário municipal, parente dele.

Prefeitos e vereadores contratam uma empresa para organizar a prova e indicam os candidatos que eles querem ver aprovados. Donos da empresa confirmaram irregularidades e também explicaram como elas são articuladas. A reportagem mostrou ainda pagamento de propina, com previsão de imposto.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário