terça-feira, 19 de junho de 2012

'É uma fraude contra sonhos', diz procurador do RS sobre concursos

Para Da Camino, 'pulverização' dificulta ação para evitar fraudes. Reportagem do programa Fantástico denunciou irregularidades.

Do G1 RS

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul, Geraldo da Costa Da Camino, manifestou revolta sobre a denúncia de fraude na realização de concursos públicos no estado, veiculada neste domingo (17) em reportagem do repórter Giovani Grizotti, da RBS TV, no programa Fantástico, da TV Globo.

"Eu participei de muitos processos e não há nada mais revoltante que escutar um gestor público falando 'coloque uma nota alta'. Não é uma fraude contra o erário, é uma fraude contra os sonhos das pessoas", declarou Da Camino em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta segunda (18).

Da Camino afirmou que há uma ação do Ministério Público do estado para evitar fraudes em concursos denominada Operação Gabarito. O que dificulta é o alto número de provas que estão sendo realizadas. "Temos agido, mas em função desta pulverização de concursos, nos falta condição para abafar as fraudes", disse.

A reportagem denunciou esquemas de fraude em concursos em todo o país. Entre as cidades em que ocorreram os possíveis casos estava Novo Barreiro, no Rio Grande do Sul, onde foram aprovados em um concurso a irmã, a sogra e a tia do secretário de administração da cidade. Segundo uma fiscal, parentes do prefeito da cidade entregaram provas em branco e tiveram o nome publicado na lista de aprovados. O prefeito não quis comentar a acusação.


0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário