domingo, 28 de outubro de 2012

Trabalho como mesário pode ser critério de desempate em concursos


Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados. Comprovante teria de ser apresentado no momento da inscrição na seleção.
Do G1, em São Paulo

A Câmara dos Deputados analisa proposta que fixa como primeiro critério de desempate em concursos públicos federais a atuação como mesário em eleições. A medida está prevista no Projeto de Lei 4250/12, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). As informações são da Agência Câmara.

De acordo com a proposta, o candidato deverá apresentar um comprovante, emitido pela Justiça Eleitoral, do período em que atuou como mesário no momento da inscrição no concurso público. O comprovante não poderá ser apresentado após a divulgação das notas dos exames.

Para a autora da proposta, a medida vai estimular a participação de eleitores na organização das eleições. “Isso deverá induzir um número expressivo de participantes, principalmente os estudantes universitários e recém-formados, sem experiência profissional anterior e em busca do primeiro emprego, a atender com mais presteza às convocações cívicas para a prestação de serviços à Justiça Eleitoral.”

O projeto tramita em conjunto com o PL 2474/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que inclui como fator de desempate em concursos públicos a doação regular de sangue. Pela proposta, considera-se doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, três doações por ano.

Segundo o projeto, o candidato deverá apresentar o comprovante de doador no ato da inscrição no concurso público. Luiz Argôlo afirma que a regra poderá levar muitos candidatos a se tornarem doadores regulares.

As propostas têm caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário