quarta-feira, 14 de novembro de 2012

RS selecionará 10 mil professores em 2013, diz secretário da Educação


Edital sai neste ano e prova será realizada entre fevereiro e abril de 2013. Objetivo é substituir parte dos cerca de 22 mil contratados na rede pública.
Do G1 RS

Um novo concurso para o magistério no Rio Grande do Sul, com 10 mil vagas para a rede pública estadual, será realizado até abril de 2013. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (12) pelo secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Segundo Azevedo, o objetivo é substituir os professores contratados sem concurso que atuam em escolas públicas gaúchas. O edital deve sair ainda neste ano, e a prova deve ser aplicada entre fevereiro e abril de 2013. A seleção será feita por coordenadoria regional. Os professores poderão indicar em qual região do estado pretendem atuar.
"Temos quase 22 mil contratados sem concurso. Demos uma diminuída com as quase 5,2 mil nomeações que se completam até janeiro. E então, com 10 mil vagas, ficaremos apenas com um pequeno resíduo de contratos", explicou Azevedo em entrevista à Gaúcha.
saiba mais
Novos professores do RS começam a trabalhar na próxima semana
Professores aprovados em concurso no RS assumem a partir de novembro
Após incêndio que destruiu andar, escola do RS tem aulas interrompidas
Governo do RS publica nomeação de 1.193 professores no Diário Oficial
Enquanto planeja o próximo concurso, a Secretaria da Educação nomeia docentes aprovados na seleção realizada em abril deste ano, também para substituir profissionais contratados. O secretário reconhece que a troca do professor pode ser complicada para alunos, mas destaca a necessidade de um quadro com um número maior de concursados.
"Temos de substituir os contratados pelos concursados. O objetivo é este, termos um quadro de pessoal estável na Secretaria Estadual, para evitar estes quase 20 mil contratos, pois cada contratado pode, a qualquer momento, abandonar o trabalho em função de uma oportunidade melhor", afirmou o secretário.
Entre os aprovados no concurso em abril, 1,2 mil tomaram posse no último dia 30 em em cerimônia no ginásio da Academia da Brigada Militar. O segundo grupo de 1,2 mil professores será empossado nos dias 19 e 20 de novembro. Novas turmas ainda estão previstas para 3 e 4 de dezembro e para 17 e 18 de dezembro.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário