sexta-feira, 16 de agosto de 2013

TJ/SC: PROCESSO DIGITAL TRARÁ ECONOMIA, CELERIDADE E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

   O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Cláudio Barreto Dutra, e o diretor da empresa Softplan, Ilson Stabile, assinaram na tarde desta segunda-feira (12), na Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência, o contrato para implantação do SAJ-PG5 com o processo digital nas comarcas do interior do Estado.

   Acompanharam a assinatura o desembargador Torres Marques, responsável pela área de informática na atual gestão; o assessor especial do Gabinete da Presidência, juiz André Alexandre Happke; o diretor-geral administrativo, Cleverson Oliveira; os diretores de Tecnologia da Informação e de Material e Patrimônio, Luiz Carlos de Espíndola e Micheline Binotto; o secretário do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CG-Info), Marco Túlio de Camargo Dalberth; e técnicos da empresa.

   Durante dois meses, uma equipe multidisciplinar do Tribunal e técnicos da empresa reuniram-se para elaborar um contrato adequado aos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário. O estudo resultante desse trabalho foi apresentado na reunião desta tarde por Giovanni Moresco, assessor da Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI.

   Entre os pontos a destacar na implantação do sistema SAJ-PG5, estão economia de recursos - em torno de R$ 20 milhões/ano já em 2015 (isso apensas em insumos básicos, ex: papel, grampo, tinta); racionalização de atividades e de tempo de serviço; economia de papel e cuidado com o meio ambiente – para cada 172 processos digitais, uma árvore não precisará ser cortada; e extinção de carga física, entre outros.

   O tempo gasto é outro fator importante, pois o SAJ-5 representará celeridade no andamento processual – a tramitação dos processos em formato digital fará com que o fluxo de trabalho se torne ágil.

   Durante os encontros para a elaboração do trabalho apresentado, pontos foram destacados, entre eles a capacitação de implantadores; a adequação da infraestrutura de Tecnologia da Informação; planos de trabalho de migração e de comunicação; e serviços de atualização e suporte.

   Segundo o juiz André Happke,  a conclusão do trabalho de implantação está prevista para o final de 2014. "O trabalho já começa no próximo dia 19", informou. Serão 102 comarcas abrangidas pelo contrato. Em 2013 os trabalhos serão realizados nas comarcas de Curitibanos, Lages, Tubarão e São Miguel do Oeste, bem como em unidades jurisdicionais vizinhas dessas quatro comarcas.

   Após a apresentação e assinatura, o desembargador Torres Marques fez questão de ressaltar o contrato inovador realizado pelo TJSC, e agradeceu a todos que participaram de sua elaboração. O diretor da Softplan, por sua vez, agradeceu a confiança que o Tribunal depositou na empresa. Ele ressaltou a importância da participação dos técnicos do TJ na elaboração do projeto. "Estamos honrados com a parceria firmada com o Tribunal de Justiça, e iremos nos empenhar para entregar o sistema completo e em pleno funcionamento", assegurou.




0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário